Política

Renan Filho tem 65%; Josan, 5%, Basile, 3% e Melquezedeque, 2%


Redação
Fonte: GazetaWeb

21/09/2018 11h07

Pesquisa Ibope, encomendada pela TV Gazeta de Alagoas e divulgada na noite desta quinta-feira (20), mostra números mais atualizados para a disputa ao governo de Alagoas. O levantamento revela que, com a desistência do candidato Fernando Collor (PTC), o governador Renan Filho (MDB) aumentou seus indices de aprovação em 11% e continua com menor rejeição, logo o candidato pode ser reeleito já no primeiro turno. Quando a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral o candidato Pinto de Luna (Pros) ainda não tinha sido oficializado.

Confira os números para a pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor:

Renan Filho (MDB) - 65% (antes 46%)

Josan Leite (PSL) - 5% (antes 2%)

Basile (PSOL) - 3% (antes 1%)

Melquezedeque Farias (PCO) - 2% (antes não pontuou)

Brancos e nulos - 18% 

Não sabe/não respondeu - 8%

De acordo com o Ibope, as intenções de voto em Renan Filho são mais expressivas entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, segmento no qual ele obtém 71% das menções.

Ainda conforme o levantamento, Josan Leite, por sua vez, é mais citado entre eleitores com renda familiar mensal acima de 2 salários mínimos: são 10%. Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.

REJEIÇÃO

O Ibope também quis saber qual o nível de rejeição dos candidatos ao governo de Alagoas, ou seja, em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Confira os números:

Basile - 34%

Josan Leite - 33%

Melquezedeque Farias - 31%

Renan Filho - 19%

Poderia votar em todos - 3%

Não sabe ou preferem não opinar - 17%

GOVERNO RENAN FILHO

A pesquisa Ibope também questionou os entrevistados sobre o governo de Renan Filho (MDB). Confira o que acham os entrevistados:

Ótimo/bom: 57%

Regular: 26%

Ruim/péssimo: 12%

Não sabem avaliar: 4%

Sobre a maneira de governar, os entrevistados consideraram:

Aprovam: 72%

Desaprovam: 20%

Não sabem avaliar: 8%

FICHA TÉCNICA

Foram entrevistados 812 eleitores entre os dias 17 e 19 de setembro de 2018. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo Nº AL-06041/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02881/2018.  



Compartilhe