Política

Mais de 2,1 milhões de alagoanos vão às urnas neste domingo

Por GazetaWeb 07/10/2018 09h09
Mais de 2,1 milhões de alagoanos vão às urnas neste domingo
Reprodução / Internet

Neste domingo, dia 7 de outubro, 147,3 milhões de brasileiros, no Brasil e no exterior, vão às urnas, para eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais e distritais, senadores e governadores. Em Alagoas, mais de 2,1 milhões de eleitores estão aptos a votar.
Os alagoanos poderão votar das 8h às 17h no horário local em todas as unidades da Federação. 

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maior parte do eleitorado alagoano pertence ao gênero feminino, com 1.165.998. Já o gênero masculino reúne 1.021.969 eleitores. Pela primeira vez, eleitores transexuais e travestis terão seu nome social impresso no título de eleitor e no caderno de votação das Eleições 2018. Em Alagoas, 86 eleitores transexuais e travestis vão votar usando nome social. 

Nos 102 municípios alagoanos, apenas 11.677 informaram possuir algum tipo de deficiência física. 

Voto facultativo     

Mais de 34 mil jovens de 16 e 17 anos estão entre os eleitores que poderão exercer seu direito facultativo ao voto. Já 119.345 alagoanos estão acima de 70 anos e também têm voto facultativo.

Documentação

Para votar, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte. É recomendável, porém não obrigatório, levar o título de eleitor, já que nele está o número da seção eleitoral.

Mas este ano, o eleitor conta com a versão digital do documento pelo aplicativo e-Título. O app também informa o local de votação, faz emissão de certidões de quitação eleitoral e negativa de crimes eleitorais.

Para quem ainda não sabe qual é o seu local de votação, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral e consultar os números do título, a zona eleitoral e também o endereço da seção de votação.

Justificativa de votos

Para quem estiver fora do domicílio eleitoral, o TRE disponibiliza 17 postos exclusivos para justificativa de votos. 

Veja como justificar o voto e imprima o formulário

Em Maceió, haverá postos de justificativas de votos na orla, nos bairros de Pajuçara, Ponta Verde (base da Oplit próxima ao Alagoinhas) e na Jatiúca (Posto 7). Também funcionarão no rodoviário de Maceió, no Feitosa, no Fórum Eleitoral, na Gruta, no Maceió Shopping, em Mangabeiras e no Pátio Shopping (Benedito Bentes).

Em Rio Largo haverá um posto de justificativa disponível e acessível para os que desembarcarem e embarcarem no dia da eleição, no aeroporto Zumbi dos Palmares. Em Maragogi, as justificativas poderão ser entregues no Centro de Informações Turísticas, na orla, em Japaratinga, na Secretaria Municipal de Educação e, em São Miguel dos Campos, no próprio cartório eleitoral.

A Câmara de Vereadores da Barra de São Miguel é o local onde estará instalado o posto de justificativas no município. Em Marechal Deodoro, a estrutura da Justiça Eleitoral estará montada no Centro de Informações Turísticas e, em Piranhas, o Museu do Sertão foi o local escolhido para a recepção das justificativas de votos.