Política

Deputados federais de AL declaram voto no segundo turno

Por Redação com Gazetaweb 18/10/2018 18h06
Deputados federais de AL declaram voto no segundo turno

O Blog Edivaldo Junior, da Gazetaweb, está sondando o posicionamento dos deputados federais e senadores eleitos de Alagoas – que vão formar a nova bancada federal do estado no Congresso Nacional – em relação ao segundo turno das eleições presidenciais.

O senador eleito, Rodrigo Cunha (PSDB), já declarou “neutralidade” no segundo turno das eleições presidenciais. O senador reeleito Renan Calheiros (MDB) deve manter o voto em Fernando Haddad (PT).

O levantamento é feito a partir do posicionamento público (assim como aconteceu com Rodrigo Cunha) ou em contato com todos os deputados eleitos, diretamente ou através de suas assessorias.

Até agora, seis deputados já responderam ou já se posicionaram de outras forma.

Votam em Fernando Haddad o deputado federal reeleito Paulão (PT) e a deputada federal reeleita Tereza Nelma (PSDB).

Em mensagens diretas ao blog declararam votos em Haddad os deputados federais eleitos ou reeleitos Sérgio Toledo (PR), Severino Pessoa (PRB), Nivaldo Albuquerque (PTB).

Até agora Arthur Lira (PP), Marx Beltrão (PSD) e Isnaldo Bulhões Junior (MDB), não responderam. Mas o “palpite” aqui (baseado em informações de bastidores) é que Arthur e Marx votam em Bolsonaro e Isnaldo em Haddad.

O deputado federal JHC (PSB) também não respondeu, mas sua assessoria enviou mensagem do deputado postada nas redes sociais, em que ele diz que apesar da posição de seu partido (de apoio declarado ao candidato do PT), ele não votará em Haddad.

“Agora circulam nos grupos de Whatsapp que estou apoiando um dos candidatos. É mentira. Rspeito a posição do meu partido, porém sigo o meu caminho de independência em defesa de Alagoas e do Brasil”, disse o deputado.

O texto faz referência ao apoio de JCH a Haddad. Logo, se ele não vota em Haddad, dá para deduzir que o voto vai para Bolsonaro.

O placar de votos declarados hoje é de Bolsonaro 3 x 2 Haddad. Mas se os palpites estiverem corretos será Bolsonaro 6 x 3 Haddad entre os nove deputados federais eleitos por Alagoas em 7 de outubro.