Política

Luciano Barbosa assume governo e na volta de Renan Filho pode ir para a Educação

Por Blog do Edivaldo Junior 15/11/2018 08h08
Luciano Barbosa assume governo e na volta de Renan Filho pode ir para a Educação

O governador Renan Filho embarcou, no final de semana, para uma viagem de descanso com a família. Fica fora pelos próximos dez dias, pelo menos. No período, quem comanda oficialmente o Palácio dos Palmares é o vice-governador Luciano Barbosa, que assumiu o cargo, oficialmente no sábado, 10 – o ato foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 12.

Discreto, Barbosa cumpre agenda administrativa, despachando com secretários e tocando as atividades do governo conforme o combinado. Nada diferente do que tem sido como vice-governador ao longo dos últimos 4 anos. Nem do que deverá ser pelos próximos 4.

Barbosa, se especula, deverá assumir, como no primeiro governo, uma função administrativa. A candidatura a prefeito de Arapiraca, pode até não ser descartada, mas seria uma missão para o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB).

Apesar de não mandar tão bem como alguns gostariam na comunicação e de um estilo próprio no relacionamento com políticos, ele conseguiu tocar a Secretaria de Educação até acima das expectativas do governador Renan Filho.

Pela sua função, Barbosa deve ser um dos primeiros – senão o primeiro – a ter seu papel definido na futura gestão. Se depender dos mais próximos auxiliares do governador, ele voltar para a Educação: “a Secretaria funcionou bem com ele. Não creio que o governador queira mudar”, aponta um interlocutor palaciano.

E Barbosa? Como sempre, prefere ser discreto, esperando as peças encaixarem. Foi assim que emplacou a candidatura à reeleição. E se continuar assim, poderá voltar para a Educação para dar continuidade ao trabalho iniciado por lá.

Retorno

Na volta de sua viagem, o governador vai dar início a montagem do tabuleiro do novo governo. Além de Barbosa, devem compor a equipe nomes como o de George Santoro e Christian Teixeira, na cota pessoal de Renan Filho. Na cota política, devem ser abertos espaços para os deputados federais eleitos indicarem nomes, além de espaços para Givaldo Carimbão e Ronaldo Lessa.