Política

Governador Renan Filho demite secretários Fernando Pereira e Mellina Freitas

Exoneração dos secretários foi publicada em edição especial do Diário Oficial do Estado, na noite desta sexta-feira, sinalizando crise com o Legislativo

Por Redação com Jornal de Alagoas 04/01/2019 22h10
Governador Renan Filho demite secretários Fernando Pereira e Mellina Freitas
Foto: Fernando Pereira e Mellina Freitas, na foto a direita, sentaram lado a lado na posse realizada realizada no último dia primeiro e foram exonerados juntos

Renan Filho decidiu enoxerar na noite desta sexta-feira dois secretários de Estado. As demissões, apesar de negativa do Palácio dos Palmares, fazem parte da guerra que vem sendo travada nos bastidores em torno da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado que se realizará no próximo dia primeiro de Fevereiro. O deputado estadual Marcelo Victor, do SD, é favorito na disputa contra o deputado Olavo Calheiros, do MDB, que é tio do governador.

Foram demitidos os secretários de Estado de Desenvolvimento e Assistência Social, Fernando Pereira,em ato publicado no DOEAL Suplemento e da Cultura, Mellina Freitas. Fernando é   irmão da deputada estadual Jó Pereira, do MDB, faz parte do grupo que decidiu apoiar o deputado estadual Marcelo Victor, como candidato a presidente da ALE. Já Mellina é sobrinha do deputado estadual estadual Inácio Loiola, PDT, que também apoia Marcelo Victor.

A edição especial do Diário Oficial circulou na noite desta sexta-feira. As mudanças, segundo versão oficial do Palácio dos Palmares, não tem relação com a disputa em torno da presidência da Assembleia Legislativa de Alagoas. As exonerações foram realizadas 3 dias depois que os secretários foram renomeados para o cargo, em atos publicados no último dia primeiro. 

De acordo com a assessoria política do governo, as exonerações de Pereira e Freitas fazem parte da reestruturação da equipe do governo, que já era esperada em função do começo do segundo mandato de Renan Filho.

Além da exoneração de Fernando e Mellina, circulam rumores ainda não confirmados de que também serão exonerados as secretárias Claúdia Petuba, dos Esportes e Anna Mathilde, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Quem foi nomeada como secretária, para assumir a Seades no lugar de Fernando Pereira, foi Edenilsa Maria Chagas de Lima, que ocupava o cargo de Gerente de Articulação Social, do Gabinete Civil.

Quem passa a responder pela Secretaria de Cultura, é Paulo Pedrosa, nomeado para exercer o cargo de Superintendente de Apoio à Produção Cultural, Secretaria de Estado Cultura, também na edição extra do DOEAL.

Fernando Pereira e Mellina Freitas, que aparecem na foto abaixo na posição a direita, sentaram lado a lado na posse realizada realizada no último dia primeiro e foram exonerados juntos