Política

Olavo Calheiros desiste da presidência do Legislativo de AL

Saída do deputado põe fim a uma intensa disputa criada nos bastidores da política

Por Da redação com Edivaldo Junior 09/01/2019 18h06
Olavo Calheiros desiste da presidência do Legislativo de AL

A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa de Alagoas está ganhando novos rumos. O deputado estadual Olavo Calheiros (MDB) não está mais concorrendo à vaga.

A decisão foi anunciada no blog do jornalista Edivaldo Junior, no portal Gazetaweb, nesta quarta-feira (09). Ele comunicou, por telefone, que está fora da disputa pela presidência do Legislativo e explicou que tinha uma “plataforma” diferente para conduzir a Casa de Tavares Bastos.

Olavo seria candidato contra o deputado estadual Marcelo Victor, do SD, que tem trânsito entre a maioria dos deputados e é considerado um “amigo de todas as horas” dos parlamentares. Victor também tem boa relação com outros poderes e nos últimos anos atuou como líder de fato do governador Renan Filho.

A retirada da candidatura de Olavo põe fim a uma intensa disputa de bastidores e deve amenizar o clima entre o grupo de 21 dos 27 deputados estaduais que irão assumir o mandato em 1o de fevereiro, que fechou questão em torno da candidatura de MV.

O novo cenário também abre espaço para uma recomposição entre o governador Renan Filho, que apoiava a candidatura de Olavo, e a base de apoio do governo no Legislativo. Nos últimos dias, a relação ficou muito tensa. Algumas exonerações de secretários de Estados, dirigentes de empresas e órgãos do segundo escalão foram atribuídas a disputa pela Mesa Diretora da ALE.

Um amigo de Olavo confirmou ao blog a desistência dele: “A plataforma dele era diferente da de Marcelo Victor. Olavo já comunicou desistência aos apoiadores Ele liberou quem estava com ele”, disse.