Política

Renan Calheiros é o favorito nas eleições do Senado

Para o professor da FGV-SP, o voto secreto deixa parlamentares libertos de pressões

Por Redação com Jornal de Alagoas com Estadão e Blog do Edivaldo Junior 10/01/2019 14h02
Renan Calheiros é o favorito nas eleições do Senado

O professor Marco Antônio Texeira, cientista político  e professor do departamento de Gestão pública da FGV-SP, nesta quinta feira(10), em reportagem do Estadão, avalia que a deliberação de manter a votação secreta para a presidência do senado pode abalar desfavoravelmente o governo do presidente Jair bolsonaro com a inesperada eleição de Renan Calheiros (MDB). A decisão foi tomada pelo ministro Dias Toffoli, presidente do supremo Federal.

Mesmo não declarado que é candidato, o senador alagoano é apontado como favorito por importantes analistas. O voto secreto, está deixando os senadores longe de pressões externas, especialmente do governo, diante disso, deve beneficiar Renan Calheiros.

O fato de o voto ser secreto evita possíveis retaliações por parte do governo contra parlamentares próximos que não apoiem o candidato mais alinhado com o Planalto. “O voto secreto deixa o parlamentar mais à vontade. Ele fica livre de expor sua posição e de pressão. Quem se beneficia desse processo é o Renan Calheiros”, afirma. O senador alagoano tentará comandar a Casa pelo quinto mandato a partir de fevereiro, diz Texeira.

O jornalista Helio Gurovitz, colunista do G1 diz que “Tudo parece ser questão do que o governo oferecerá em troca na negociação. Noutras palavras, do “toma lá, dá cá”. Numa votação secreta, estima-se que Renan teria até 51 votos entre os senadores. Depois de abraçar Rodrigo Maia, melhor o governo já ir se acostumando com a realidade do Congresso e entender que também precisará de Renan”.