Política

JHC pode disputar segundo turno após se tornar oposição a Bolsonaro na Câmara dos Deputados

Ele se lançou candidato em novembro do ano passado depois de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro

Por Blog do Edivaldo Junior 01/02/2019 11h11
JHC pode disputar segundo turno após se tornar oposição a Bolsonaro na Câmara dos Deputados
Foto: Internet

O deputado federal João Henrique Caldas, do PSB de Alagoas, fez o caminho inverso na busca pela presidência da Câmara dos Deputados. Ele se lançou candidato em novembro do ano passado depois de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro.

Apesar do governo ter prometido não interferir no processo, JHC contava com a amizade de Eduardo Bolsanaro e a simpatia de setores do governo para se viabilizar.

Nesta quinta-feira, o deputado alagoano ganhou novo fôlego ao ser apontado como um dos dois candidatos – o outro é Marcelo Freixo (PSOL)  – de um bloco de oposição ao governo de Jair Bolsonaro que terá mais de 90 deputados e será formado por PSB, PT, Rede e PSOL.

O bloco pode “engordar” com a adesão do PCdoB e outros partidos que estão fora da base do governo federal.

A “virada” de JHC começou na última quinta-feira, 29, quando ele passou a ser candidato do seu partido, o PSB. Até então ele era candidato avulso.

Se conseguir a maioria dos votos no bloco de oposição, JHC pode surpreender e disputar um eventual segundo turno com Rodrigo Maia. E um segundo turno pode ter um resultado imprevisível. 

Contraponto

Um detalhe que não pode passar despercebido: em movimento bem diferente de JHC, o senador alagoano Renan Calheiros, que vai disputar a presidência do Senado pelo MDB, começou a ter sua candidatura especulada como candidato de oposição.

O “novo” Renan, finalmente confirmado candidato nesta quinta-feira, 31, recebeu telefonema do presidente Bolsonaro, que o parabenizou pela escolha.

Saiba mais

As informações são do site oficial do PSB. A bancada do PSB na Câmara dos Deputados confirmou, na noite dessa terça-feira (29), por unanimidade, o nome do deputado João Henrique Caldas (AL) como candidato do partido à presidência da Casa.

Bancada do PSB confirma apoio à candidatura de JHC para presidência da Câmara

PSB decide integrar bloco de centro-esquerda e lança candidato próprio para eleição na Câmara