Política

Collor entra na disputa pela presidência do Senado

O ex-presidente da República vinha fazendo mistério sobre sua intenção de disputar o pleito

Por Cada Minuto 01/02/2019 15h03
Collor entra na disputa pela presidência do Senado

O senador Fernando Collor de Mello (PROS) - que chegou a ensaiar uma candidatura ao governo do Estado de Alagoas no ano passado, opondo-se ao grupo político do senador Renan Calheiros (MDB) - foi o primeiro a registrar sua candidatura à presidência do Senado Federal. 

Collor é - portanto - candidato de uma eleição que está marcada para as 18 horas. Nos bastidores, Calheiros é o favoritíssimo. No entanto, um grupo de eleitos ainda briga para emplacar uma votação aberta que - na expectativa deles - possa causar constrangimentos e fazer Calheiros perder alguns dos votos. 

Renan Calheiros - no entanto - costurou uma candidatura sólida nos bastidores e é apontado como o nome "escolhido" pelo MDB após rivalizar com Simone Tebet. Logo, no atual contexto, a candidatura de Collor - assim como outras - são de improvável êxito. 

A posição de Collor é tida como surpresa e há quem diga que pode ter o "dedo" do Executivo numa forma de causar um enfrentamento com Renan Calheiros. No entanto, Collor sempre teve o estilo candidato de si mesmo. Assim como Renan Calheiros, também tem suas posturas dúbias, como nos apoios ao PT nos últimos anos. 

O Partido dos Trabalhadores foi o principal algoz de Collor quando este foi presidente da República. Uma presidência que teve seus desastres, diga-se de passagem. Claro, também houve acertos.