Política

Nomeação de novos secretários do governo de AL

Renan Filho começa a escalar a equipe da nova gestão a partir desta quinta-feira, 21 ou sexta-feira,22

Por Blog do Edivaldo Junior 21/02/2019 14h02

Se o rito for cumprido, o governador Renan Filho começa a escalar a equipe da nova gestão a partir desta quinta-feira, 21 ou sexta-feira,22.

A expectativa era que as primeiras nomeações sejam anunciadas e que a posse dos novos secretários ocorra até o início da próxima semana.

As mudanças pontuais podem começar com nomes que parecem ser de consenso – a exemplo de Maurício Quintella (Infraestrutura) e Alexandre Ayres (Saúde).

Ronaldo Lessa segue como dúvida. Há quem diga que as chances de assumir uma vaga na Câmara Federal esfriaram. Isso porque as conversas do governador com Marx Beltrão (PSD) e Nivaldo Albuquerque (PTB) não evoluíram. Da bancada, eles eram os únicos que tinham sinalizado a possibilidade de se licenciar para assumir uma Secretaria de Estado.

Pode restar ao ex-governador assumir um cargo no primeiro escalão do governo.

Dois outros influentes políticos que não tiveram o sucesso esperado nas urnas – Ronaldo Medeiros e Givaldo Carimbão – também devem ser aproveitados na equipe de Renan Filho. Não se sabe ainda em que cargo. Carimbão pode manter a Seprev, enquanto Medeiros, pelo seu perfil pode ir para a Arsal e até para uma secretaria especial de articulação política.

Outra dúvida é o Gabinete Civil. Setores do governo pedem o retorno de Fábio Farias. O ex-secretário, no entanto, tem mantido silêncio e sinalizado que prefere continuar como está.

O mais provável, avisa um palaciano, é que as primeiras nomeações sejam definidas nesta sexta-feira. Isso porque as viagens ao RJ e a Brasília, nos últimos dias, teria atrasado as conversas do governador com a bancada federal.

As mudanças não vão parar por aí. O governador tem sinalizado de que pretende contemplar sua base na Assembleia Legislativa. Tem pouco espaço no primeiro escalão, mas muitas possibilidades nos outros cargos.