Política

Marx Beltrão pode ficar fora da base de Renan Filho

Deputado tem maior habilidade no diálogo com todas as forças políticas do Estado

Por Redação 02/03/2019 09h09
Marx Beltrão pode ficar fora da base de Renan Filho

A experiência no primeiro mandato como deputado federal e, especialmente como ministro do Turismo, parece ter acelerado o amadurecimento político de Marx Beltrão (PSD).

Mais votado da sua coligação, ele assumiu o novo mandato na Câmara dos Deputados sem perder a caraterística de cavucar os ministérios em busca de recursos para Alagoas, principalmente os municípios do Estado, além de uma forte presença nas suas bases, sem descuidar das redes sociais.

O que Marx tem de novo, talvez, seja uma maior habilidade no diálogo com todas as forças políticas do Estado. Tanto que assumiu a coordenação da bancada federal de Alagoas.

Mas ele também tem demonstrado que busca algo mais.

Fez isso no primeiro mandato quando revelou a vontade de disputar o Senado, talvez cedo demais – expondo sua estratégia. Soube redirecionar seu projeto (talvez até um pouco depois da hora) e saiu da eleição maior do que entrou.

O maior desafio em 2018 foi vencido “dentro de casa” com a administração de três diferentes frentes abertas na disputa estadual.

Sem demonstrar ansiedade, Marx Beltrão tem trabalhado para ampliar em Brasília, mantém um bom diálogo com o governador Renan Filho e não deixa de transitar por outros grupos, ainda que de forma “institucional”.

É o que se espera de um político que quer dar passos maiores. Mas agora, com uma diferença. Marx parece avaliar melhor todas as possibilidades antes de externar seu projeto.

Talvez por isso ele não tenha demonstrado nenhuma ansiedade ou pressa em indicar cargos, seja na esfera federal ou estadual. E talvez por isso também fique fora do governo.

Até o momento, pelo que se sabe, Marx Beltrão não fez nenhuma indicação para a equipe de Renan Filho. Se fará é uma dúvida.

Entre palacianos, correm duas diferentes versões.

Uma de que o PSD terá participação no governo – embora, a essa altura existam poucos espaços “disponíveis”.

A outra, que vem ganhando eco nos últimos dias é de que o deputado não será “convidado” a indicar nada.

Ao que se sabe, Marx Beltrão deve ser chamado para uma conversa sobre a questão com o governador Renan Filho na próxima semana. O que será (se será) oferecido pode definir a resposta do título deste texto. Marx Beltrão ficará fora do governo de Renan Filho?

O sim ou o não depende do “tamanho” com que o governador enxerga o deputado.