Política

O embate de Rui Palmeira para fazer seu sucessor na prefeitura de Maceió

Ainda não se sabe os nomes de seus aliados para concorrer as eleições de 2020

Por Blog do Edivaldo Junior 11/03/2019 13h01
O embate de Rui Palmeira para fazer seu sucessor na prefeitura de Maceió

Os nomes da disputa ainda não estão postos na mesa. E nesses tempos em que desconhecidos são eleitos governadores de Estados importantes, tudo pode acontecer. Mas é certo que os movimentos para as eleições do próximo ano já começaram.

Em Maceió, a “guerra”, embora ainda não declarada, deve se dar entre os dois principais grupos políticos do Estado.

De um lado, o atual prefeito da capital, Rui Palmeira, já avisou que vai trabalhar para fazer o seu sucessor. O prefeito, embora tenha dado espaço para o seu vice, Marcelo Palmeira ainda não cravou num nome, mas já definiu o arco de alianças que subirá no seu palanque.

Ao tirar o PR de Maurício Quintella da gestão, fortalecendo o PP de Arthur Lira e Marcelo Palmeira, Rui acena com a busca de um candidato que faça contraponto ao Palácio dos Palmares.

Do outro lado, o governador Renan Filho também parece preparar o terreno. Ele posicionou bem no seu governo dois políticos que tem potencial como candidatos a prefeito da capital.

Ronaldo Lessa, que já foi prefeito de Maceió, e Maurício Quintella, que começou como vereador da capital é apenas algumas das apostas dos nomes que podem representar o grupo de Renan Filho na disputa pela prefeitura.

O governador e o prefeito também avaliam – embora não externalizem isso – a possibilidade de lançar um nome de fora da política para a disputa. Quem sabe algum dos secretários que tenha bom desempenho?

Mas não são apenas Rui Palmeira e Renan Filho que estão de olho na disputa do próximo ano. O senador Rodrigo Cunha, que segundo as pesquisas seria um fortíssimo candidato a prefeito, tem se movimentado nos bastidores. Rodrigo já deixou pistas de que não deverá ser candidato, mas terá participação ativa no processo eleitoral, não só em Maceió, mas também nas principais cidades do interior, principalmente em Arapiraca. Tudo indica que ele deverá lançar um nome para a prefeitura – combinando ou não o jogo com Rui Palmeira.

Ainda como opção da terceira via, outro forte nome numa eventual disputa pela prefeitura é o deputado federal JHC, que já foi candidato e também aparece muito bem nas pesquisas. João Henrique Caldas, no entanto, deve deixar essa decisão para mais a frente e segue, até lá, na sua linha de independente.