Política

Marx Beltrão pode voltar ao ministério do Turismo

Deputados e lideranças pedem volta do ex-ministro

Por Blog do Edivaldo Junior 19/03/2019 10h10
Marx Beltrão pode voltar ao  ministério do Turismo

A passagem de Ronaldo Lessa (PDT) pela secretaria de Agricultura do Estado pode ser mais curta do que se esperava.

Com bom trânsito no governo de Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal Marx Beltrão (PSD) ganha força para assumir o Ministério do Turismo numa eventual substituição do atual titular da Pasta, o também deputado federal Álvaro Antônio, envolvido em denúncias do uso de candidatas laranjas nas eleições de 2018.

Segundo a coluna Radar, da revista Veja, a possibilidade começou a ser ventilado após Álvaro Antônio não ter comparecido na quarta-feira (13) a uma reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo para debater temas da hotelaria.

“Diversos deputados e representantes do trade turístico fizeram críticas veladas à falta de engajamento e imobilidade da pasta pela aprovação de medidas do setor… A frente, que tem Beltrão como vice-presidente, tem sido consultada na escolha dos comandantes do Turismo”.

O que muda

Marx Beltrão chegou a ter seu nome especulado para ocupar uma secretaria de Estado em Alagoas com o objetivo de abrir vaga para Ronaldo Lessa. O deputado, que segue sem indicar cargos no segundo governo de Renan Filho, agora poderá abrir esta vaga se for convidado para assumir o MTur.

Nacional

Ronaldo Lessa segue ocupando bem sua função na Agricultura, mas sem deixar de lado a política. Na última semana, após a posse, ele teve um encontro com líderes do setor produtivo rural para traçar as metas de atuação na Pasta.

Nesta segunda, o ex-governador participou em Brasília da convenção nacional do PDT. Foi reeleito como vice-presidente do Nordeste e como integrante do Conselho Político.

Ele segue trabalhando normalmente, como secretário. Mas se for convocado para assumir a vaga na Câmara dos Deputados, deverá aceitar a missão.

Versão oficial

Veja o texto da coluna Radar

Com crise no Turismo, nome de ex-ministro volta a ser cotado para a pasta

A crise instalada pelas denúncias de candidaturas laranja ligadas ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, tem estimulado entre deputados e lideranças ligadas ao setor um movimento pela volta do ex-titular da pasta Marx Beltrão.

Essa possibilidade começou a ser ventilado após Álvaro Antônio não ter comparecido na quarta-feira (13) a uma reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo para debater temas da hotelaria. Diversos deputados e representantes do trade turístico fizeram críticas veladas à falta de engajamento e imobilidade da pasta pela aprovação de medidas do setor.

Nos bastidores, a crítica era que o atual ministro não tem recebido parlamentares para audiências e apenas concentra seu esforço para continuar no cargo.

A frente, que tem Beltrão como vice-presidente, tem sido consultada na escolha dos comandantes do Turismo.