Política

Governo de Alagoas apoia reforma da previdência

O governo já sinalizou que quer uma reforma que combata privilégios e preserve os mais pobres

05/04/2019 11h11
Governo de Alagoas apoia reforma da previdência

 Governos de todos os Estados apoiam a reforma da previdência, seja de forma incondicional – caso dos mais ricos – ou com restrições.

O governo de Alagoas já sinalizou que quer uma reforma que combata privilégios e preserve os mais pobres.

“O Brasil é o país de privilégios. Se eu fosse escolher apenas uma coisa na reforma da previdência seria combater privilégios”, disse recentemente Renan Filho ao falar sobre a reforma. O governador defende a manutenção do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Mas não é só a opinião política do Estado que será apresentada como contribuição. O secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, tem participado das discussões e apresentado estudos ao Ministério da Fazenda em defesa da manutenção do BPC, que tem um importante papel social e econômico em todo o país, especialmente em Estados mais pobres – caso de Alagoas.

“Eu apoio a reforma, mas tenho algumas dúvidas e restrições a alguns pontos que prejudicam os Estados mais pobres. Falo isso por causa do BPC e da questão da aposentadoria rural. Mais da metade dos municípios Alagoas tem na previdência sua principal renda”, lembra Santoro.

A reforma, avalia o secretário, “tem pontos positivos, inclusive nos militares que vão ajudar muito todos os Estados”.

Estas e outras observações serão enviadas “para dirimir dúvidas e questões técnicas importantes para o Ministério da Fazenda”, adianta Santoro.