Política

Genoveva Albuquerque representa Alagoas no Politize

O movimento tem como objetivo formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia

Por Gazeta Web 22/04/2019 12h12
Genoveva Albuquerque representa Alagoas no Politize

O movimento Politize tem como objetivo formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia no Brasil. Para isso, o grupo formado por representantes de diversas partes do País criou o programa "Embaixadores Politize", para a formação de lideranças para atuarem como agentes de transformação na educação política brasileira.  Em Alagoas, a representante selecionada é a estudante de gestão pública e sociologia Genoveva Albuquerque.

Ela se tornou "embaixadora politize" recentemente, após passar por curso de preparação e capacitação em Brasília (DF). Com isso, destaca, estar apta a dá cursos sobre educação política em escolas, igrejas, instituições. 

"É preciso defender um maior envolvimento na politica de forma participativa. É preciso que a gente tome a iniciativa de se conscientizar, se envolver, saber quais políticos estão atuando, o que fazem", pontua Genoveva.

Apesar de se tratar de política, a embaixadora informa que o movimento não faz política partidária e nem eletiva e quem partir para a disputa nas urnas, deve de afastar. "Quem participa do movimento é quem se envolve com política como cidadão consciente de seu papel, que se engaja mais pelos seus direitos e deveres", reforça. De acordo com ela, a partir de agora o Politize deve promover cursos em Alagoas, onde o movimento já conta com diversos participantes. 

Formado por profissionais liberais e com o apoio de empresas e de seus integrantes, o Politize diz querer levar "educação política de alto nível a todo o Brasil, superando quaisquer barreiras geográficas, culturais e socioeconômicas, formando pessoas de todos os recortes sociais, especialmente os jovens, chegando às escolas de norte a sul. Com isso, não só teremos nos tornado a principal referência nacional no assunto, como seremos um dos principais atores responsáveis por transformar a cultura política do Brasil, inspirando iniciativas similares em outros países. Quando terminarmos, o Brasil terá se tornado uma democracia plena", acreditam.

Entre os papéis desempenhados pelos embaixadores estão a realização de campanhas de conscientização sobre a importância do voto, a aplicação de jogos sobre eleições, debates, palestras, oficinas sobre educação política. Ele atuam em rede, a partir de cooperações em suas cidades e da troca e compartilhamento de informações e experiências por meio de ambiente virtual criado pelo Politize.

"Tudo isso para fortalecer a cultura democrática, a consciência da população e a participação política", assegura.