Política

Fábio Farias recebe reclamações de deputados estaduais

As queixas são sobre o tratamento no Palácio dos Palmares

Por Blog do Edivaldo Junior 02/05/2019 11h11
Fábio Farias recebe reclamações de deputados estaduais
Reprodução

De volta ao Gabinete Civil há dez dias, Fábio Farias enfreta um desafio– especialmente no campo político. Nos últimos dias, Fábio Farias  tem recebido reclamações de deputados estaduais a respeito do tratamento do “Palácio dos Palmares”

Nos primeiros dias após o retorno, a agenda de Fábio fárias  incluiu conversas com deputados da “oposição” na Assembleia Legislativa de Alagoas, a começar por Davi Maia, passando por Dudu Ronalsa, Jó Pereira e uma visita ao presidente da ALE, Marcelo Victor.

Oficialmente, são conversas de (re) aproximação. Mas se sabe que na verdade o objetivo é restabelecer pontes.

E não é só Fábio fárias que tem ouvido reclamações. O articulador político do governo, Ademir Cabral e o próprio governador Renan Filho tem escutado reclamações até mesmo dos aliados mais fiéis do governo.

As queixas vão de “diferença de tratamento” a “demora nas nomeações de cargos”. O argumento mais forte tem sido repetido pelos corredores e até abertamente: parlamentares da base do governo que agem como independente ou oposição tem fatias maiores no Executivo – em alguns casos até secretarias – enquanto os deputados considerados mais leais estão esperando um aceno palaciano.

O que se diz nos corredores da ALE; Que a Ciência e Tecnologia não atende o PRTB, mas apenas a deputada Fátima Canuto; que os cargos e espaços prometidos continuam na base da promessa; que apenas um terço dos deputados do MDB estariam contemplados; que vários ouros deputados eleitos pela coligação de Renan Filho continuam sem definir seu “tamanho” junto ao governo.

Talvez seja por isso que só o líder do governo, deputado Sílvio Camelo – mesmo sem espaços mais significativos na gestão estadual– tem aparecido para defender o Executivo nos debates em plenário, cada vez mais acalorados no Legislativo.

Cardápio

O governador Renan Filho vai oferecer na próxima sexta-feira um almoço para todos os deputados estaduais. O prato principal será a relação entre Executivo e Legislativo, que anda mais desgastada do que se imagina. Se é a sugestão do encontro se dá por iniciativa do “conciliador”, não se sabe. Mas após a volta de Fábio farias, alguns deputados voltaram ou pensam em voltar a frequentar o Palácio dos Palmares.