Política

Mais de 80% dos eleitores de Maceió ainda não se decidiram, diz vice de Rui Palmeira

A pesquisa Ibrape foi realizada no período de 18 e 19 de maio e ouviu 5 mil eleitores nos bairros de Maceió

Por Blog do Edivaldo Junior 29/05/2019 14h02
Mais de 80% dos eleitores de Maceió ainda não se decidiram, diz vice de Rui Palmeira
Reprodução

O Vice-prefeito de Rui Palmeira (PSDB) em Maceió, considerado leal desde a primeira hora, Marcelo Palmeira (PP), trabalha visivelmente para viabilizar seu nome.

Ele quer ser candidato á prefeito de Maceió em 2020. E, claro, espera contar com o apoio da base política do atual prefeito.

Para isso traçou uma estratégia em busca de maior visibilidade. Nos últimos meses aumentou a intensidade de contatos tanto no campo político, quanto no corpo a corpo com eleitores.

Em abril assumiu a Secretaria de Assistência Social do Município e a partir daí passou a ter maior presença na mídia – inclusive nas mídias sociais.

Marcelo tem investido nas redes sociais e hoje tem mais de 50 mil seguidores no Instagram.

Ele tem ampliado sua presença digital, registrando desde datas comemorativas até as ações da prefeitura em que participa, seja ‘sozinho’ ou ao lado do prefeito.

Apesar do aumento de atividades, Marcelo ainda não emplacou nas pesquisas. No último levantamento do Ibrape, divulgado há uma semana, ele teve apenas um 1%.

Os números não o desanimam. E por uma lógica simples. Palmeira olha para o resultado do voto espontâneo.

“Se você olhar a pesquisa vai ver que mais de 80% do eleitor ainda não se decidiu, ainda não tem candidato”, pondera.

A observação é real. No voto espontâneo, o nível de decisão é baixo. E os nomes mais expostos na mídia são os mais lembrados. Aí levam vantagens – no momento – o deputado federal João Henrique Caldas (PSB) e o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar.

Ainda falta muito para a eleição, que só acontece em outubro de 2020. Mas quem quer se colocar em campo, em condições de disputar o jogo, já começou a cuidar de agora de alguns preparativos.

Fazer o nome mais conhecido é decisivo para aparecer bem nas pesquisas, o que por sua vez é decisivo para viabilizar a articulação política, que pode ajudar no tempo de TV, que pode ajudar….e por aí vai.

Se Marcelo vai conseguir entrar nesse jogo? A bola agora está com ele. Só depende da própria habilidade e esforço. E claro, de uma boa ajuda de marqueteiros e outros profissionais do ramo. Mas esta é outra história.

A pesquisa

A pesquisa Ibrape foi realizada no período de 18 e 19 de maio e ouviu 5 mil eleitores nos bairros de Maceió. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

De acordo com a pesquisa (veja tabela) 80,4% dos eleitores responderam, na questão espontânea (quando perguntado se tem algum candidato sem a apresentação de nenhum nome) ainda não sabem em quem votar.

Quando apresentado os nomes dos candidatos, o índice de não sabe (indecisos) cai para 9% e o de brancos e nulos fica em 11%. Nesse caso a matemática se inverte, com 80% dos eleitores demonstrando um nível de decisão ou preferência por um dos nomes sugeridos.