Política

Calheiros ocupa 14º lugar de senadores mais influentes do congresso

No top 15 do ranking do Senado desde 2017, quando ampliou o ativismo nas redes

Por Blog do Edivaldo Junior 30/05/2019 12h12
Calheiros ocupa  14º lugar de senadores mais influentes do congresso
Renan Calheiros

O senador Renan Calheiros (MDB) é uma figura ultimamente muito ativa nas redes sociais, obtendo muitos apoiadores com o seu posicionamento ao atual governo, mas também foi alvo de muitas críticas. Atualmente lidera o ranking dos políticos mais influente nas redes sociais. Segundo o último relatório da FSB comunicação – o FSB Influência Congresso – divulgado essa semana.

Se posicionar nas redes sociais tornou-se comum entre os políticos, a começar pelo presidente Jair Bolsonaro, que usa a plataforma do Twitter como porta-voz do seu governo.  

 

O ranking da FSB é baseado no engajamento. No relatório divulgado nesta quarta-feira, 29, com dados da semana entre 21 e 27 de maio, o senador Renan Calheiros ocupa agora o 14º lugar do FSBinfluênciaCongresso (Senado).

Embora renha caído na semana três posições, Renan tem se mantido, este ano ocupando sempre posições entre o 11º ou 12º  lugar. O seu índice Individual foi de 121,5 pontos, com alta de 21,5 p.p em relação ao desempenho médio do próprio parlamentar ao longo dos meses de fevereiro, março e abril.

O relatório aponta, ainda que as publicações do senador tem alcance de 100% e não são impulsionadas.

Considerado um “sobrevivente”, Renan disputa posições no ranking com novos parlamentares. Entre os 10 congressistas mais influentes nas redes, segundo a FSB, 6 são novatos, ou seja, estão cumprindo o seu 1º mandato no Legislativo.

Renan Calheiros se mantém no top 15 do ranking do Senado desde 2017 (ocupava à época a 32a posição), quando ampliou o ativismo nas redes, com algumas publicações alcançando dezenas de milhares de compartilhamentos e milhões de visualizações.

 

Entenda Como é elaborado o ranking FSB:

O estudo monitora as publicações dos deputados federais e senadores no Facebook, Instagram e Twitter. Ao todo, são observados 577 congressistas que tem contas e fazem postagens em pelo menos uma das 3 redes.

O índice FSBinfluênciaCongresso é calculado levando-se em consideração o número de seguidores, o alcance, os posts, a eficiência, as interações e o engajamento registrados no Facebook, no Instagram e no Twitter durante o período de análise. A fórmula utilizada no cálculo da nota

do parlamentar atribui pesos diferentes a cada critério e a cada rede social.

Além da posição no ranking, também é feita a comparação da performance do parlamentar em relação ao seu próprio histórico pessoal nas redes. Para isso, o FSBinfluênciaCongresso monitorou os deputados ao longo dos dois primeiros meses de mandato (fevereiro, março e abril) e calculou seu desempenho médio neste período, atribuindo a esse desempenho uma nota base=100. Sendo assim, toda vez que o parlamentar atingir um Índice Individual superior a 100, significa

dizer que ele melhorou seu próprio desempenho, e vice-versa