Política

Glenn Greenwald fala sobre mensagens de Moro

Para Glenn

Por UOL 25/06/2019 16h04
Glenn Greenwald fala sobre mensagens de Moro
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald disse nesta tarde que o ministro Sergio Moro (Justiça) está usando uma tática "cínica" para tentar enganar a população sobre o conteúdo de conversas vazadas pelo site The Intercept Brasil, do qual é um dos fundadores.

"Moro não está defendendo o comportamento que ele teve, porque é impossível ele defender. Ele está fazendo algo diferente, uma tática muito cínica, ele está tentando enganar o público, dizendo que o material é falso", disse. "O interessante é que nenhuma vez Moro disse que qualquer coisa que estamos publicando foi alterada ou não é autêntica. Ele está sempre dizendo "poderia ser alterado."

Nas mensagens divulgadas pelo site, o ex-juiz federal dá orientações ao procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Greenwald, que está sendo ouvido pela comissão de Direitos Humanos da Câmara, afirmou que o material é autêntico e que continuará a ser divulgado e que Moro não poderá fazer nada para evitar essas revelações.

O jornalista comparece à Câmara uma semana após Moro prestar esclarecimentos no Senado. Greenwald reafirmou que recebeu o conteúdo que divulga de uma fonte secreta e que checou a autenticidade do material --ele não diz se as conversas foram obtidas por um hacker ou não.

No Senado, o ministro da Justiça disse que pode ter sido autor de "algumas" das mensagens publicadas pelo site, mas não esclareceu quais seriam. Segundo ele, seria impossível confirmar a autenticidade dos diálogos porque ele excluiu o aplicativo Telegram de seu aparelho em 2017 e não teria guardado o histórico de conversas.