Política

Gaspar discorda de decisão do presidente do STF sobre suspender dados do Coaf

O PGJ declarou que ação tomada por minstro é retrocesso para investigações

Por Cada Minuto 18/07/2019 18h06
Gaspar discorda de decisão do presidente do STF sobre suspender dados do Coaf
O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, falou sobre a decisão tomada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), dias Toffoli, de suspender todas as investigações em andamento que tenham sido utilizados dados compartilhados pelo conselho de controle de Atividades Financeiras (Coaf) e pela Receita Federal, sem autorização prévia da Justiça.
 
O Procurador-geral declarou através da assessoria de comunicação do Ministério público sua discordância da decisão do ministro e disse que essa ação "traz um grande retrocesso às investigações criminais do país".
 
“Afeta principalmente àquelas que combatem os crimes de colarinho brancos e contra as organizações criminosas violentas”, pontuou Gaspar.
 
O procurador disse que o Ministério Público repudia e precisa recorrer além de esclarecer a sociedade que esse ato é um retrocesso em um momento crítico na vida nacional.
 
Com a decisão, as investigações que estão em andamento em todo o país só poderão ser retomadas após o plenário da Corte decidir sobre a constitucionalidade do compartilhamento, com o Ministério Público, de dados sigilosos de pessoas investigadas. O julgamento da questão deve ocorrer em novembro.