Política

Previsto para 2020, Hospital Metropolitano deve desafogar HGE

A afirmação veio do Vice-governador Luciano Barbosa

Por Correio dos Municípios 25/07/2019 15h03
Previsto para 2020, Hospital Metropolitano deve desafogar HGE
Reprodução

Nessa quarta-feira, o governador em exercício, Luciano Barbosa e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, visitaram as obras do Hospital Metropolitano no bairro do Tabuleiro do Martins. A parte estrutural do equpamento de saúde pública deve ficar pronta até dezembro deste ano, tendo 87% dos serviços executados. A previsão é de que seja entregue para funcionamento no final do primeiro semestre de 2020.

A construção do Metropolitano e de outros quatro hospitais (da Mulher e regionais da Mata, do Alto Sertão e do Norte) será capaz de reestruturar toda a rede de atendimento em saúde em alagoas, essa afirmação veio de Luciano Barbosa, que complementou dizendo que irá gerar também uma descentralização dos serviços e, sobretudo, desafogamento do HGE.

“Essa nova rede terá hospitais mais próximos da sociedade e com uma quantidade de leitos suficiente para melhor atender a população. O Hospital Metropolitano é uma grande obra, um equipamento de saúde completo e moderno”, avaliou Barbosa.

O Metropolitano conta com investimento da ordem de R$ 80 milhões, recursos próprios do Governo do Estado. O hospital será dotado de 180 leitos, distribuídos em UTI pediátrica, adulto e cardíaca; clínica médica, quartos para pré e pós-parto, além de um moderno centro cirúrgico.

Com seis pavimentos, todos já edificados, e 15 alas, o Hospital Metropolitano terá capacidade para realizar 10.300 atendimentos mensais, beneficiando moradores da parte alta de Maceió, da Zona da Mata e das regiões Metropolitana e Norte. O equipamento possui área construída de 13.904,19m² e total de 57.058,87m².

“A ideia da concepção desse moderno hospital, dotado de 180 leitos, é para que a gente possa desafogar o HGE e organizar a rede. No Metropolitano, vamos realizar cirurgias eletivas, teremos um tratamento moderno no que diz respeito à cardiologia e à ortopedia. O HGE exercerá o seu papel de hospital de emergência, porta aberta, para tratar os traumas, uma referência para o estado”, explicou Alexandre Ayres.

Complementa a reestruturação da rede de atendimento em saúde de Alagoas, a construção do Hospital da Mulher, que deve ser entregue até setembro deste ano; de cinco Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e de clínicas de saúde da família, que serão edificadas na capital.

“Alagoas é o Estado do Nordeste que tem menos leitos per capita e nós estamos fazendo essa correção de rumo. Já entregamos duas Upas em Maceió e estamos entregando, agora no segundo semestre, mais duas Unidades de Pronto Atendimento; vamos lançar, ainda, uma quinta UPA na Chã da Jaqueira. Então, com essa rede de UPAS e de urgência pronta para atender o cidadão, a gente vai, consequentemente, desafogar o HGE e ter uma retaguarda muito forte para as cirurgias eletivas aqui no Metropolitano”, acrescentou Ayres.

A visita do governador em exercício ao Metropolitano foi acompanhada por gerentes regionais de ensino, que foram convidados a conhecer o equipamento de saúde. Gerente regional da 2ª Gere, Heline Mariane Rocha Batista disse que ficou surpresa com a dimensão da obra.

“Eu não fazia ideia”, confidenciou. “Eu já tinha ouvido falar bastante sobre a construção desse hospital, mas, vendo agora de perto, a gente consegue entender o quão é primordial essa construção: perfeita, organizada e arquiteta com tudo em seus devidos lugares para que os pacientes sejam atendidos com qualidade. Isso é que é o mais importante”, completou.