Política

Deputados e senadores de AL estão mal em disputa de prêmio

Votos podem ser feitos através de site até dia 31 de agosto

Por Blog do Edivaldo Junior 18/08/2019 10h10
Deputados e senadores de AL estão mal em disputa de prêmio
Reprodução

O prêmio Congresso em Foco é uma das mais importantes premiações da política brasileira na atualidade. Dos 12 parlamentares federais de Alagoas – 9 deputados e 3 senadores – apenas 6 estão na disputa.

A avaliação é criteriosa. De acordo com o regulamento, os congressistas mais bem avaliados serão escolhidos por meio de três filtros: votação popular, júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. Os vencedores serão anunciados em cerimônia marcada para 19 de setembro, a votação na internet vai se estender de 1º a 31 de agosto.

Os alagoanos não têm conquistado bons resultados. Na parcial da votação, divulgados essa semana, nenhum alagoano aparece nas primeiras posições. Ao contrário. As melhores posições são um 40º lugar no Senado e um 146o lugar na Câmara dos Deputados. 

O único senador alagoano que participa do prêmio, Rodrigo Cunha (PSDB-AL), tem até agora, segundo parcial do dia 15 de agosto, 402 votos e aparece na 40ª posição do ranking entre 54 senadores.

Na disputa do prêmio no Senado, os líderes são Major Olimpio (PSL – SP), com 13.717 votos, Álvaro Dias (Podemos -PR), com 11.313 e Paulo Paim (PT – RS), com 10.056.

No ranking de melhor deputado federal, o melhor representante de Alagoas até o momento é Marx Beltrão (PSD – AL) na 146ª  posição, com 175 votos até o dia 16 passado. Em segundo entre os deputados de Alagoas, na posição 165ª no ranking geral aparece Tereza Nelma (PSDB – AL) com 155 votos. Na posição 287 entre 410 deputados, JHC (PSB – AL) aparece com apenas 59 votos, à frente de Nivaldo Albuquerque (PTB – AL) na posição 401 e 8 votos e de Sérgio Toledo (PL – AL) na posição 407 e 5 votos.

No ranking geral, quem lidera é Marcelo Freixo (Psol – RJ) com 9.903 votos, seguido de Carla Zambelli (PSL – SP) com 8.159 e David Miranda (Psol – RJ) com 8.094 votos.

Como votar?

Cada pessoa tem direito a votar uma vez e em cada voto é possível escolher até 10 deputados federais e 3 senadores, além de escolher três nomes para cada uma das categorias especiais do prêmio.

Caso deseje votar, é só acessar o site: 
 https://premio.congressoemfoco.com.br/polls/free/25

Alagoanos também vão mal nas categorias especiais

Além de apontar os melhores deputados e senadores do ano, o Prêmio Congresso em Foco conta com três categorias especiais neste ano: Parlamentares pelo Clima & Sustentabilidade, Valorização dos Bancos Públicos e Apoio ao Empreendedorismo.

Também nestas categorias os alagoanos estão bem abaixo da média.

Na categoria Bancos Públicos Marx Beltrão lidera entre os alagoanos, com 130 votos, seguido de Tereza Nelma com 120 votos, JHC com 36 votos e Nivaldo Albuquerque com 20 votos.

Na categoria Apoio ao empreendedorismo Tereza Nelma (PSDB – AL) lidera com 169 votos, seguida de Nivaldo Albuquerque (PTB – AL) com 95 votos.

Na categoria Clima e sustentabilidade, quem lidera é Marx Beltrão com 156 votos, seguido de Rodrigo Cunha com 128 votos e JHC com 99 votos.

Influentes parlamentares de Alagoas no Congresso Nacional, segundo outros critérios de avaliação, estão fora do prêmio Congresso em Foco. Os deputados Arthur Lira (PP) e Isnaldo Bulhões (MDB) e os senadores Renan Calheiros (MDB) e Fernando Collor têm uma atuação destaca na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. 

Nesse prêmio não dá para saber como eles se sairiam, mas devem ser apontados como os mais influentes em outras “ferramentas”, como o Ranking dos Políticos ou o Cabeças do Congresso.