Política

Luciano Barbosa é convidado a prestar esclarecimentos

Vice-governador deve comparecer a Assembleia Legislativa para explicar atraso no pagamento do Escola 10

Por Blog do Edivaldo Junior com informações da ALE 09/09/2019 11h11
Luciano Barbosa é convidado a prestar esclarecimentos
ALE

O secretário da Educação e vice-governador, iá a Assembleia Legislativa de Alagoas para dar explicações aos deputados estaduais. Luciano Barbosa deve comparecer para esclarecer o atraso do pagamento do prêmio Escola 10 aos municípios. A data será marcada em dia escolhido, em comum acordo, até o final deste mês.

A convocação do secretário foi alterada para “convite” por acordo, durante a votação no plenário de um requerimento que foi assinado por seis deputados. Com isso o governo evitou o “constrangimento” do vice-governador, que poderia se tornar o primeiro secretário do governo a ser convocado a comparecer no Legislativo. Convocação, nesse caso, tem força de lei.

A decição foi tomada após sessão do dia 28 de agosto, quando vários deputados criticaram o atraso nos pagamentos de projetos, como o Escola 10. O debate se estendeu com outras cobranças na área da Educação. A resposta veio no dia seguinte com uma frase emblemática no Instagram de Barbosa: “enquanto os cães ladram, a caravana passa”.

A reação do Palácio dos Palmares veio na última quarta-feira (4), com a votação da convocação em plenário. “O secretário e governo precisam saber que tem o dever de explicações aos alagoanos através de seus representantes”, avalia um deputado ao Blog do Edivaldo Júnior. 

Na fila

Além de Luciano Barbosa, outros dois secretários também foram convidados a comparecer ao Legislativo para dar explicações. Rafael Brito (Sedetur) vai falar sobre a Missão China e Maurício Quintella (Infraestrutura) sobre o Canal do Sertão.

Cláudia Petuba, da Secretaria de Esportes, teria se colocado à disposição para esclarecer a devolução de mais de R$ 3 milhões de recursos de convênios, mas ainda não teve o “convite” aprovado.

Na opinião do líder do governo, quem deve ir primeiro é Brito, seguido de Quintella e Barbosa, em datas que ainda serão marcadas.

Um dos autores do requerimento dos convites de Brito e Barbosa, o deputado estadual Davi Maia (DEM) discorda.

“Uma coisa não impede outra”, explica. Para Maia, a data da reunião com Rafael Brito (que está de férias) pode ser marcada depois: “se depender de mim, pode marcar antes o vice-governador”, aponta.

Amenizando

Sílvio Camelo considera normal que integrantes do governo sejam convidados para dar esclarecimentos aos deputados. “É orientação do governador Renan Filho que todos os secretários que forem convidados compareçam. Não tem nada que esconder. É normal. Outros já foram. Essa semana o secretário de Agricultura, Sílvio Bulhões participou de uma audiência pública na Casa. Outros secretários e ou integrantes do segundo escalão também participaram de reuniões com os deputados”, pondera.

O convite

Segundo texto da assessoria da Assembleia Legislativa “o requerimento que trata sobre a ida ao Parlamento do secretário de Educação e vice-governador Luciano Barbosa, chegou ao plenário como convocação, mas a pedido do líder do Governo na Casa, deputado Sílvio Camelo, foi transformado em convite.

Camelo ainda tentou viabilizar o convite via comissão de Educação, mas não obteve êxito. “Se faz necessário que tenhamos aqui os mesmos procedimentos adotados com outros secretários e diretores de órgãos”, disse. A deputada Jó Pereira lembrou que a Assembleia já convidou Luciano Barbosa outras vezes, nas ocasiões nem o secretário, nem alguém do corpo técnico compareceu. “É extremamente salutar que tenhamos o secretário aqui na Casa, porque quem ganha é a educação pública do Estado”, afirmou."