Política

Deputado e vice são favoritos para prefeitura em Arapiraca

Inape é responsável por levantamento

Por Blog do Edivaldo Junior 09/09/2019 17h05
Deputado e vice são favoritos para prefeitura em Arapiraca
Reprodução

Pesquisa eleitoral para muitos é mais do que um simples retrato do momento. Nem todos que encomendam o levantamento autorizam a sua divulgação.

Várias pesquisas foram realizadas em Maceió nas últimas semanas, porém ainda sem divulgação de resultados.

Segundo o blog do Edivaldo Júnior, as pesquisas para prefeito de Maceió mostram uma situação "embolada". Os favoritos seriam, pela ordem, João Henrique Caldas, Davi Davino Filho (PP) ou Ronaldo Lessa (PDT), a depender do instituto e Alfredo Gaspar (sem partido).

Ainda segundo o blog, as pesquias em Arapiraca ainda eram rumores, no entanto, foi divulgado no final de semana um levantamento.

A pesquisa, realizada pelo instituto Inape, aponta que o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) e o vice-governador Luciano Barbosa (MDB) estariam empatados tecnicamente se as eleições fossem hoje. Nezinho, no entanto, tem vantagem sobre Barbosa na pesquisa estimulada.

A pesquisa, segundo o Inape, foi do tipo quantitativa e realizada na zona urbana de Arapiraca no dia 05 de Setembro de 2019 (o Inape não informou o número de entrevistados). A margem de erro segundo o instituto é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Isso quer dizer, que se for levado em conta a Margem de erro, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. 

Na simulação do voto espontâneo, segundo o Inape, Luciano Barbosa teve das citações 17%,

Ricardo Nezinho também teve 17%, Rogério Teófilo (5%), Tarcísio Freire (2%), Indeciso (43%), Branco/nulo (13%) e Não respondeu (3%).

Já na simulação do voto estimulado, segundo o Inape, Ricardo Nezinho ficou com 33%, seguido de

Luciano Barbosa (30%), Tarcísio Freire (13%), Rogério Teófilo (5%), Fabiana Pessoa (1%), Indeciso (6%), Branco/nulo (9%) e Não respondeu (3%).

O levantamento também divulgou a avaliação do atual prefeito de Arapiraca, Rogério Reófilo. Confira no link abaixo.

https://www.inapepesquisa.com.br/em-arapiraca-ricardo-nezinho-e-luciano-barbosa-estao-empatados-aponta-o-inape-pesquisa