Política

Pesquisa antiga para prefeito de Maceió vira notícia

A informação circulou nas redes sociais nos últimos dias, mas trata-se de uma apuração realizada há seis meses

Por Blog do Edivaldo Junior 19/09/2019 16h04
Pesquisa antiga para prefeito de Maceió vira notícia
Reprodução

Nova pesquisa sobre a intenção de votos para prefeito de Maceió, realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, ganhou destaque nas redes sociais e em páginas de importantes veículos de comunicação, nos últimos dias. Mas, segundo informações apuradas pelo Blog do Edivaldo Júnior, trata-se de uma pesquisa realizada há seis meses. 

Informações sobre o retrato atual da disputa na capital de Alagoas começaram a circular. João Henrique Caldas (PSB) e Ronaldo Lessa (PDT) foram apontados como favoritos em vários títulos. E Rodrigo Cunha (PSB) ganhou as manchetes como o mais citado na pesquisa. Mas a notícia já havia sido divulgada pelo Blog e outros canais.

Na Assembleia Legislativa de Alagoas, a informação foi tratada como gafe, alimentada por um grupo de “soldados digitais” de um dos candidatos que aparece bem posicionado na pesquisa.

Pelo que se sabe novas pesquisas devem ser divulgadas em Maceió nos próximos dias.

É importante conferir qual a atual situação de JHC, Lessa, Cunha e de outros nomes que foram citados no levantamento. E também, ficar de olho na data da pesquisa. 

A origem de tudo

A notícia começou com a publicação de uma reportagem da Gazeta do Povo, grupo de comunicação de Curitiba, PR, no dia 16 de setembro passado.

A reportagem da Gazeta do Povo reuniu pesquisas realizadas pelo Paraná Pesquisas durante este ano para traçar o cenário eleitoral em oito capitais.

Das pesquisas, a mais recente foi realizada em Salvado em 18 de agosto. A de Maceió foi uma das mais antigas. O levantamento aqui foi em março passado, já passados longos seis meses.