Política

Tereza Nelma integra comissão que acompanha o afundamento dos bairros de Maceió

A finalidade é analisar ações efetivas que beneficiem os bairros e seus respectivos moradores

Por Assessoria 04/10/2019 14h02
Tereza Nelma integra comissão que acompanha o afundamento dos bairros de Maceió

A deputada federal Tereza Nelma integrará a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanhará os danos causados pelo afundamento do solo nos bairros Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto, em Maceió. A finalidade também é analisar ações efetivas que beneficiem os bairros e seus respectivos moradores, que ainda não sabem se poderão retornar às suas residências.

Em reunião, os deputados federais Tereza Nelma, Max Beltrão e JHC, definiram uma pré-agenda para atuação da comissão, que está em tramitação na Câmara dos Deputados e será instalada oficialmente em breve.

“Acompanho o caso desde os primeiros tremores, no início de 2018. Mas sou testemunha que o problema é muito mais antigo, porque enquanto vereadora, já testemunhava pequenas rachaduras nas ruas, prédios e na Igreja do bairro. Mas agora o problema tomou proporções gigantescas e pessoas saíram das suas casas, onde muitas estão invadidas e depredadas. Precisamos, enquanto representantes do povo, fazer alguma coisa”, reafirma Tereza Nelma.

O objetivo da criação dessa Comissão é articular um trabalho em conjunto de todos os órgãos vinculados, sejam municipais, estaduais ou federais, mediante a urgência do caso. Uma vez que a exploração de sal-gema, feita de forma inadequada, desestabilizou as cavernas subterrâneas que já existiam nos bairros, causando afundamento do solo.

CALAMIDADE PÚBLICA

No último dia 25 de setembro, a prefeitura de Maceió publicou em Diário Oficial um novo decreto de calamidade pública, incluindo o bairro do Bom Parto na área de alerta atingida pelo afundamento do solo. Ainda segundo o decreto, baseando-se em estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), há sim um processo evolutivo de subsidência nestas áreas.