Política

Bolsonaro pode assumir comando de PSL ou deixar o partido

Segundo vários analistas, existe um movimento interno de descontentamento com o presidente da legenda

Por Blog do Edivaldo Junior 11/10/2019 09h09
Bolsonaro pode assumir comando de PSL ou deixar o partido
Reprodução

As críticas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao seu partido, vazadas na última terça-feira, revelaram uma disputa pelo comando do partido. Segundo vários analistas, existe um movimento interno de descontentamento com o presidente da legenda, Luciano Bivar (PE).

Tudo isso faltando um ano para eleições municipais de 2020 e em meio a novos episódios de suspeitas do uso de candidaturas laranjas em 2018.

“Bolsonaro quer mais espaço para protagonizar internamente no partido, mudança de integrantes da Executiva Nacional e controle da burocracia partidária por meio de seus aliados”, observam os analistas da XP Política – segundo a Infomoney.

Aliados de Bolsonaro avaliam que a defesa por uma “reformulação” levou Bolsonaro a adotar um tom mais contundente.

Mantido o atual cenário, não está descartada a criação de um novo partido. Um dos caminhos seria a reedição da antiga UDN (União Democrática Nacional), processo que está em fase final de criação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esquece

Abordado por um apoiador na saída do Palácio da Alvorada, o pré-candidato pelo PSL no Recife (PE), gravou um vídeo dizendo “Eu, Bolsonaro e Bivar juntos por um novo Recife”.

O presidente reagiu: “Cara, não divulga isso não, pô. O cara tá queimado para caramba lá. Vai queimar o meu filme também. Esquece esse cara, esquece o partido”.

Para alguns parlamentares, a fala do presidente foi encarada como como uma atitude concreta de que ou Bolsonaro assume a liderança do partido ou procurará outra sigla.

Alagoas

Se Bolsonaro mudar de partido, deverá ser acompanhado por seus apoiadores Brasil afora. Alagoas não será exceção.