Política

Pesquisa aponta favoritos na eleição de prefeito em Maceió

Levantamento foi feito pelo Ibrape com 5 mil eleitores da capital alagoana

Por Blog do Edivaldo Junior 16/10/2019 16h04
Pesquisa aponta favoritos na eleição de prefeito em Maceió
Reprodução

O Ibrape acaba de realizar uma nova pesquisa com eleitores da capital. O levantamento foi encomendado por um grupo de vereadores de Maceió e aponta mudanças na ‘corrida eleitoral’. Se as eleições fossem hoje, o deputado federal João Henrique Caldas (PSB) e o deputado estadual Davi Davino Filho (PP) iriam para o segundo turno.

Coincidência ou não, os dois parlamentares são os mais jovens entre os prováveis candidatos que aparecem na pesquisa Ibrape.

O levantamento foi realizado no último final de semana com 5 mil eleitores e aponta tendências para as eleições do próximo ano.

A ‘surpresa’ é o desempenho de Alfredo Gaspar de Mendonça (Sem Partido), que aparece na segunda pesquisa seguida na quarta posição, atrás dos dois deputados e do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT)

O Ibrape testou vários cenários tanto para vereador quanto para prefeito. No voto espontâneo (Se as eleições para prefeito fossem hoje, em quem o (a) Sr. (a) votaria?), a surpresa é o bom desempenho do atual prefeito, Rui Palmeira (PSDB), que mesmo não podendo mais ser candidato ficou em segundo lugar com 6,7% das citações.

O ex-prefeito Cícero Almeida também foi citado por 1,5% dos eleitores. Ele próprio já avisou, no entanto, que é pré-candidato a vereador, na busca para fazer o “caminho de volta”, por onde tudo começou.

No voto estimulado (em que são apresentados os nomes dos prováveis candidatos), foram testados vários cenários. Na simulação 1, JHC lidera com 27%, seguido de Davi Filho com 15%, Lessa com 13% e Gaspar com 12%. No segundo pelotão, quem lidera é a deputada federal Tereza Nelma (PSDB), seguida dos deputados Cabo Bebeto (PSL) com 3% e Dudu Ronalsa (PSDB) com 3%. os vereador Kelman Vieira (PSDB) aparece com 2%, o secretário de governo Eduardo Canuto (PSDB) 1% e para vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP) também tem 1%. Indecisos 7%. Brancos e nulos, 13%.

Num cenário mais “enxuto”, a simulação 2, ficou assim: JHC 29 %, Davi Filho 16 %, Lessa, 14 %, Gaspar 12 %, Bebeto 4 %, Kelmann 3 %, Indecisos 8 %, Brancos e nulos, 14%.