Política

MDB filia mais um prefeito no interior de Alagoas

O partido tem agora quase 50% dos atuais gestores municipais em seus quadros

Por Blog do Edvaldo Júnior 27/10/2019 13h01
MDB filia mais um prefeito no interior de Alagoas
Reprodução

Nessa sexta-feira (25), o partido recebeu a filiação de mais um prefeito e tem agora quase 50% dos atuais gestores municipais em seus quadros.

O senador Renan Calheiros (MDB) foi quem abonou a ficha de filiação do prefeito de Messias, Luiz Emílio (ex-PSC). Quem também se filiou ao MDB foi o ex-prefeito do município Jarbinhas Omena. E Junto com eles todo o grupo político que dá sustentação à prefeitura.

A filiação de Jarbinhas e seu irmão Luiz Emílio não chega a ser uma surpresa. Eles sempre foram muito próximos do senador Renan, embora Jarbinhas, que renunciou à prefeitura no ano passado, tenha sido eleito pelo PSDB.

Em muitos casos, no entanto, o movimento de filiação é ‘gravitacional’. Lembra o PSB no governo de Ronaldo Lessa e do PSDB no governo de Téo Vilela, prefeitos do interior tem demonstrado um grande interesse em se filiar ao partido.

A filiação pode aproximar gestores do governo e de recursos para seus municípios.

Desde as eleições passadas, o MDB segue crescendo nos municípios e deve chegar, até o início do próximo ano, a mais da metade dos prefeitos alagoanos.

Desde as eleições de 2016, o MDB ganhou 9 prefeitos de outros partidos. Somente este ano foram quatro filiações. Além de Luiz Emílio, prefeitos assinaram a ficha do MDB David Barros, de Girau do Ponciano, Davi Brandão (Viçosa), Júnior Carro Véio (Jacuípe).

Rumo a hegemonia

Em 2016, foram eleitos 38 prefeitos pelo MDB nos 102 municípios de Alagoas. Desde então, o fez novas filiações de prefeitos e agora deve chegar a 47.

O partido tem ainda a maior bancada na Assembleia Legislativa de Alagoas, com seis deputados estaduais, um deputado federal, um senador, o governador do Estado e o vice. 

A filiação

O ato político foi prestigiado pelo senador Renan Calheiros, presidente estadual da legenda, bem como por outras lideranças do partido, a exemplo do deputado federal Isnaldo Bulhões.

Além de Luiz Emílio, o MDB ganhou ainda a filiação do ex-prefeito Jarbas Omena, da advogada Lara Omena, secretários municipais Mano, Júnior e Dinah Omena, das lideranças dos assentamentos Esperança e Prazeres, Maria Alessandra Pantaleão e Tamires Silvestre da Silva, do pastor Pedro, representante das igrejas evangélicas de Messias, entre outros.

O ato de filiação ao MDB de Alagoas foi prestigiado ainda pelos prefeitos de União dos Palmares, Areski Freitas, o Kil; de Santana do Mundaú, Arthur Freitas e de Satuba, Paulo Acioly; a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida, que preside o MDB Mulher em Alagoas e o presidente municipal do MDB em Messias, Alvacir da Costa Rego, vereadores e secretários municipais, também participaram da solenidade de filiação.

“Fomos a Messias prestigiar a filiação do prefeito Luiz Emílio, do ex-prefeito Jarbinhas e de lideranças locais. O município sempre contou com meu empenho em Brasília. E seguiremos trabalhando juntos para que a cidade cresça e se desenvolva cada vez mais”, disse Renan.

Para Kil de Freitas, “esta solenidade reflete na grandeza do partido na Zona da Mata alagoana. O ingresso do Jarbinha, do prefeito Emílio e de outras lideranças de Messias, significa aquilo que sempre disse o senador da República, Renan Calheiros, de que o MDB será sempre uma agremiação partidária grande, gigante em Alagoas”, disse.