Política

Barbosa presta esclarecimentos sob clima de protesto

O vice-governador compareceu à Assembleia Legislativa na quarta-feira (6) e foi recebido com mobilização de servidores

Por Blog do Edivaldo Junior 08/11/2019 10h10
Barbosa presta esclarecimentos sob clima de protesto
Felipe Nyland

A ida do secretário de Educação e vice-governador de Alagoas à Assembleia Legislativa foi marcada por um protesto inesperado de professores – que cobram reajuste salarial – e tratamento de “igual para igual” dos deputados estaduais.

Luciano Barbosa compareceu ao Legislativo atendendo requerimento. Ele foi ouvido na Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa nessa quarta-feira (6).

Mesmo com todo o resguardo providenciado pelo líder do governo na Casa, Sílvio Camelo (PV), Barbosa não escapou de perguntas mais diretas de deputados independentes e da oposição.

O clima da reunião foi bem mais ameno do que o esperado. A previsão era que Luciano tivesse atendido o convite em setembro passado. As várias remarcações de agenda ajudaram a atenuar a situação, e deu mais tempo para a equipe da Educação preparar as respostas.

Ao ser questionado por Francisco Tenório (PMN), que tem sido um dos seus críticos, Luciano Barbosa disse que tinha se referido a alguns outros setores que “trabalham contra” e que na visão dele os deputados também “estavam na caravana” em favor da educação.

De resto, Luciano se limitou a responder questões pontuais de denúncias e perguntas sobre o transporte escolar, escola militar, projetos do Governo que estão na Casa, Prova Brasil, Obras inacabadas, Escola 10, entre outros assuntos inerentes a pasta.

A maioria dos deputados avaliou que Luciano Barbosa foi tratado de igual para igual e que as questões foram esclarecidas. “O vice-governador sabe que não pode brincar com esta Casa, mesmo sabendo que poderá assumir o governo (em função de uma possível desincompatibilização do governador). Nem ele, nem o governador e nenhum representante de outro Poder”, confidenciou um dos deputados presentes à reunião ao Blog do Edivaldo Júnior.

Davi Maia (DEM), Francisco Tenório (PMN), Cabo Bebeto (PSL), Marcelo Beltrão (MDB) e outros que assinaram o requerimento e fizeram perguntas na reunião se deram por satisfeitos. 

Versão oficial

Veja texto produzido pela assessoria da Assembleia Legislativa sobre a reunião com o vice-governador: Parlamentares se reúnem com vice-governador para tratar de assuntos ligados à Educação