Política

Tarcizo Freire pode voltar a disputar prefeitura de Arapiraca

O deputado estadual afirmou que está avaliando a possibilidade, diante da esperança de apoio político

Por Blog do Edivaldo Junior 11/11/2019 14h02
Tarcizo Freire pode voltar a disputar prefeitura de Arapiraca
Reprodução

As próximas eleições na segunda maior cidade de Alagoas teriam uma cara de ‘reprise’ não fosse pela pré-candidatura de Fabiana Pessoa (PRB). Até agora, é único nome novo a surgir nos bastidores com condições reais de montar uma chapa competitiva para o pleito de 2020 no município.

Fora Fabiana, dois nomes estão postos na disputa pela prefeitura do município. O atual prefeito Rogério Teófilo (PSDB), que pretende ser candidato à reeleição – apesar do desgaste de sua gestão – e o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB).

Os dois protagonizaram uma das disputas mais acirradas na história política de Arapiraca. Rogério ganhou com uma diferença de apenas 259 votos e (38,04%) dos votos válidos, enquanto Nezinho ficou com 37,80% dos votos.

Forte nome nas eleições de 2016 em Arapiraca, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), atualmente no segundo mandato na Assembleia Legislativa de Alagoas, pode voltar à disputa em 2020. 

Nas eleições de 2016, Tarcizo foi para uma campanha de ‘peito aberto’, enfrentado a disputa ‘praticamente só’. Ainda assim ficou com 22,46% do total de votos vários (23.850).

Para dar ideia do ‘tamanho’ de Tarcizo nas eleições municipais, Téofilo foi eleito com um percentual de votos (38,04%) do que os 40,55% de votos que teve em 2012 quando perdeu a eleição para a ex-prefeita Célia Rocha (eleita com 46,433%).

Sem Tarcizo, o desfecho das eleições em Arapiraca provavelmente teria sido outro. E é por isso que o deputado até avalia a possibilidade de disputar mais uma vez a eleição de prefeito. Mas desta vez, analisa o cenário com mais cautela.

“Quero ouvir todos, principalmente o deputado federal Arthur Lira (PP). Se o grupo quiser que eu seja candidato, posso analisar essa possibilidade e encarar a disputa”, aponta. Em outras palavras, Tarcizo só será candidato a prefeito se tiver apoio.