Política

Pesquisa aponta Abrãao Moura liderando em Paripueira

Aprovação na administração do atual prefeito chegou a 52%, segundo Ibrape

Por Da redação com Blog do Edivaldo Junior 13/11/2019 14h02
Pesquisa aponta Abrãao Moura liderando em Paripueira

O Ibrape realizou no dia 9 deste mês pesquisa com eleitores no município de Paripueira. Na questão espontânea (“Se as eleições para prefeito fossem hoje, em quem o (a) Sr. (a) votaria?), Abraão Moura, atual prefeito da cidade, lidera com 42,7% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece Vânio (Edvanio de Lima Santos) com 18,6% e Haroldo Nascimento com 2,1%. Não Sabe 36,6%.

Na questão estimulada, quando os nomes dos eventuais candidatos são apresentados, o Ibrape montou simulação com os prováveis candidatos a prefeitura em 2020. Abraão Moura lidera com 61% das intenções de votos, seguido de Vânio que ficou com 23%). Indeciso, 7 % e Branco / Nulo 9%.

Na avaliação da gestão, o Ibrape também realizou uma pesquisa. Dos entrevistados, 3% responderam Ótimo; Bom 31%, Regular 32%, Ruim 19%, Péssimo 15 % e Não Sabe 0 %. A aprovação do modo do prefeito em administrar a cidade também foi avaliado (O (a) Sr. (a) aprova ou desaprova a maneira como o prefeito Adelminho vem administrando?) . Veja os resultados: Aprova 52%, Desaprova 46%, Não Sabe / Não Opinou 2%.

A Pesquisa

Foram 800 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, realizadas no dia 9 de novembro passado. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Histórico

Carlos Abraão Gomes de Moura sempre foi conhecido no mundo da política de Alagoas – especialmente pela sua ligação com a família Palmeira. Nada se compara, no entanto, aos últimos 11 anos, desde que foi eleito prefeito de Paripueira, em 2008, pela primeira vez.

Nesse período, Abraão Moura se transformou num dos nomes mais influentes não só entre as lideranças do litoral norte, mas entre todos os políticos alagoanos.

Reeleito prefeito em 2012, Abraão conseguiu expandir sua atuação. Em 2016, fez seu sucessor em Paripueira – o atual prefeito Haroldo Nascimento – e conseguiu eleger sua esposa, Emanuella Moura, para a prefeitura da Barra de Santo Antônio.

Em 2018, a filha de Abraão, Cibele Moura foi eleita deputada estadual (a mais jovem do Brasil), consolidando um projeto de expansão política, que hoje esbarra na disputa com outros influentes políticos da região, especialmente Cícero Cavalcante, que já foi prefeito algumas vezes, tem uma filha prefeita e outra na Assembleia Legislativa.

Mesmo tendo se tornado um nome conhecido no litoral norte – região onde é ‘comum’ a migração de prefeitos entre cidades próximas – Abraão deve tentar um terceiro mandato de prefeito em Paripueira nas eleições do próximo ano. Moura parte com boa vantagem sobre seus possíveis adversários.