Política

Confira pesquisa com preferência do eleitor em Arapiraca

Levantamento foi feito pelo Ibrape com 800 eleitores da cidade

Por Blog do Edivaldo Junior 14/11/2019 11h11
Confira pesquisa com preferência do eleitor em Arapiraca

Com a aproximação das eleições municipais, o Ibrape vem realizando pesquisas em várias cidades do interior de Alagoas com maior intensidade nas últimas semanas. Recentemente o blog do Edivaldo Júnior divulgou os resultados de Batalha, Capela e Paripueira.

Nessa quarrta feira, o blog recebeu o resultado de um levantamento realizado pelo Instituto em Arapiraca no mês passado. É a pesquisa mais recente sobre o cenário eleitoral no segundo maior município de Alagoas.

Como na maioria dos seus levantamentos, o Ibrape testou aprovação de eventuais candidatos e a aprovação de gestores públicos.

Na questão espontânea (“Se as eleições para prefeito fossem hoje, em quem o (a) Sr. (a) votaria?), foram citados cinco nomes: Ricardo Nezinho 31,5%, Rogério Teófilo 7,1 %, Tarcizio Freire 7,1 %,

Luciano Barbosa 4,1 % e Célia Rocha 1,2 %. Não Sabe 49,0 %.

Na questão estimulada, quando os nomes dos eventuais candidatos são apresentados, o Ibrape montou na Simulação 1 um cenário com três nomes. O deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) lidera com 56%, seguido do também deputado estadual Tarcizo Freire (PP) com 18 % e do atual prefeito, Rogério Teófilo, com 12%. Indeciso 5%, Branco/nulo 9%.

A Pesquisa

Foram realizadas 800 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais em bairros das zonas urbana e rural de Arapiraca no dia 19 de outubro. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Veja os resultados: