Política

Cícero Filho é confirmado como pré-candidato do PCdoB

O jornalista e oficial de Justiça, revelou que o partido já tem pré-candidatos para Arapiraca e outro municípios

Por Blog do Edivaldo Junior 17/01/2020 09h09
Cícero Filho é confirmado como pré-candidato do PCdoB
Reprodução

Os partidos de esquerda e centro-esquerda prometem polarizar o debate nas eleições municipais, especialmente nas capitais e grandes centros urbanos.

Em Maceió, várias legendas estão ensaiando pré-candidaturas que podem mudar os rumos da eleição – nem que seja garantido um eventual segundo turno na disputa pela prefeitura.

Entre os nomes que estão sendo especulados, estão Ronaldo Lessa (PDT), Ricardo Barbosa (PT) e Basile Christopoulos (PSOL). Para eles, a decisão deve ser tomada mais à frente. O PSB é um caso a parte. A legenda é de esquerda, mas o pré-candidato (João Henrique Caldas) estaria, segundo vários analistas, mais próximo de um projeto liberal.

A exceção, na esquerda, por enquanto é o PCdoB, único partido de esquerda que já tem um pré-candidato a prefeito em Maceió. Trata-se do jornalista e oficial de Justiça Cícero Filho. Com candidatura confirmada seu nome deve ser apresentado publicamente no Movimento 65, no próximo dia 27.

“Estamos trabalhando na construção de projetos nas cidades que possam representar os anseios da população, com candidaturas populares, lideranças comunitárias, sindicais, professores, mulheres, muitos jovens e trabalhadores de uma forma geral”, aponta Cícero Filho.

Além de Maceió, Cícero adianta que o PCdoB lançou pré-candidato em Arapiraca (o jovem professor Saulo Oliveira). “Temos (também) nomes como o advogado e ex-vereador de Maceió, Marcelo Malta em Satuba, o professor Edvaldo Nascimento em Delmiro Gouveia, um grupo muito forte em Rio Largo, com nomes como do empresário Daniel Pontes. Mulheres como Ângela Stemler na Barra de São Miguel, a Cacique Nina em Pariconha e muitas outras lideranças”, aponta.

Cícero revelou, seus planos para Maceió, porque ele quer ser candidato, e quais são as próximas ações do PCdoB, entre elas o lançamento, no próximo dia 27, do Movimento 65. “Será uma frente eleitoral para quem deseja se candidatar e ajudar na construção de um projeto popular. Estamos convidando todos e todas a se engajarem nesse novo movimento”, aponta.

Projeto nacional, foco local

Veja as respostas de Cícero Filho ao Blog do Edivaldo Júnior:

– O PCdoB montou uma tática nacional que passa por lançar candidatos próprios no maior número possível de municípios, sobretudo, nas capitais. Seguindo essa diretriz, o partido avaliou que o cenário em Maceió exige uma candidatura própria, o que nos fez debatermos a posição do partido e prováveis nomes, chegando ao consenso do meu.

– Em relação a minha pessoa e o motivo de ter sido escolhido, acredito que tem a ver com a minha história de vida e trajetória sempre em defesa da classe trabalhadora/servidores públicos e por reunir condições de representar o projeto que o partido irá propor para capital. Sou Oficial de Justiça, jornalista e músico. Atualmente estou como presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Alagoas e diretor da Federação Nacional dos Oficiais de Justiça. Iniciei minha vida profissional como músico, ingressando em seguida nos Correios onde durante cerca de 6 anos fui carteiro. Durante esse período entrei na faculdade de Direito, onde me formei, prestando concurso para o Poder Judiciário, sendo aprovado para o cargo de Oficial de Justiça, o qual exerço há quase 15 anos. Sou pós-graduado em Ciências Criminais. Atualmente apresento o programa Folha na TV da TV Maceió, canal 12 da NET, e quando encontro um tempinho busco a música para tocar meu contrabaixo (rsrs).

- Sobre o partido no interior, estamos organizados em mais de 20 cidades de Alagoas. Nos últimos anos temos procurado nos consolidar com diretórios mais identificados com a política e o projeto do partido. Estamos trabalhando na construção de projetos nas cidades que possam representar os anseios da população, com candidaturas populares, lideranças comunitárias, sindicais, professores, mulheres, muitos jovens e trabalhadores de uma forma geral.

– Além de Maceió, lançamos em Arapiraca o jovem professor Saulo Oliveira. Temos nomes como o advogado e ex-vereador de Maceió, Marcelo Malta em Satuba, o professor Edvaldo Nascimento em Delmiro Gouveia, um grupo muito forte em Rio Largo, com nomes como do empresário Daniel Pontes. Mulheres como Angela Stemler na Barra de São Miguel, a Cacique Nina em Pariconha e muitas outras lideranças.

– Quanto a uma possível aliança com candidatos do governo Renan Filho, o PCdoB apoiou o governador e faz parte da gestão ocupando a Secretaria de Esportes. Ainda não discutimos possíveis alianças, será algo definido mais à frente de acordo com o cenário posto. Achamos que é muito importante a unidade das forças progressistas e democráticas em torno de um projeto para Maceió.

– Esse é um momento importante para o diálogo em torno de um projeto que possa mudar verdadeiramente a vida da população. Precisamos superar esse cenário de ódio e polarização na política, que em nada ajuda a sociedade.

– Nossa prioridade é a população que mais precisa da atenção da prefeitura e dos serviços públicos prestados por ela. Precisamos concentrar esforços nos problemas concretos que atingem as pessoas. Não existe mágica nem salvador da pátria. É preciso encontrar soluções viáveis e possíveis de serem executadas.

- Nosso povo é muito trabalhador e merece viver numa cidade com serviços dignos, com emprego, espaços de cultura e menos violência. Maceió tem uma baixíssima cobertura do PSF, alto índice de desemprego e, infelizmente, ainda somos a sexta capital mais violenta do país. Efetivamente precisamos mudar essa triste realidade.

– Nosso foco será as pessoas, estamos construindo um projeto nesse sentido e em torno dele acreditamos que será possível construir boas alianças.

- O PCdoB Maceió vai lançar no próximo dia 27 o Movimento 65. Será uma frente eleitoral para quem deseja se candidatar e ajudar na construção de um projeto popular. Estamos convidando todos e todas a se engajarem nesse novo movimento.