Política

Confira quem lidera a preferência do eleitor em Maceió

No cenário de hoje, são ao menos 10 pré-candidatos confirmados à disputa para prefeitura da capital

Por Blog do Edivaldo Júnior 13/02/2020 09h09
Confira quem lidera a preferência do eleitor em Maceió
Reprodução

Várias enquetes e pesquisas não registradas tem circulado nas redes sociais e nos inúmeros grupos de Wattsapp sobre a preferência do eleitor no interior e, principalmente, na capital.

Um levantamento que vem circulando pelas redes sociais com resultados da opinião de eleitores em Maceió, que teria sido realizado na semana passada.

Os nomes testados pelo instituto, que tem boa credibilidade no mercado local, são os que estão postos nos bastidores. 

No cenário de hoje, são ao menos 10 pré-candidatos confirmados à prefeitura de Maceió. Entre os quais Alfredo Gaspar de Mendonça (Sem Partido), Basile Christopoulos (PSOL), Cícero Almeida (DC), Cícero Filho (PCdoB), Davi Davino Filho (PP), Flávio Moreno (PSL), João Henrique Caldas (PSB), Ricardo Barbosa (PT), Ricardo Santa Ritta (Avante) e Ronaldo Lessa (PDT).

Conrintho Campelo da Paz (PDT) poderá ser candidato se mudar me partido. É possível que ele migre para o PMN. Também pode ser candidata a jornalista Lenilda Luna pela Unidade Popular.

A pesquisa testou, a maioria destes nomes em diferentes simulações. Mas apenas três aparecem com chances de ir ao segundo turno.

São vários cenários. No mais provável, João Henrique Caldas, Davi Davino Filho e Alfredo Gaspar disputariam as duas vagas para o segundo turno.

Enquetes

Também circula pelas redes sociais números de uma enquete feita na capital por um grupo de vereadores e deputados estaduais.

Na amostra parcial, com cerca de dois mil votos, JHC teve 502 votos (25%), Davi Filho teve 311 votos (16%), Gaspar teve 286 votos (15%), Ronaldo Lessa 128 votos e Cícero Almeida 131 votos ficaram com cerca de 7%. Todos os percentuais estão ‘aproximados’.

Os demais candidatos tiveram votação abaixo de 100 votos.

Nesta enquete pelo mais de 570 pessoas não votaram em nenhum dos candidatos (branco, nulo ou indecisos), o que representa um universo de cerca de 29% do total.