Política

Kelmann Vieira pode romper com Rui Palmeira

“Quem saiu do projeto foi ele”, alegou o presidente da Câmara Municipal

Por Blog do Edivaldo Junior 22/02/2020 13h01
Kelmann Vieira pode romper com Rui Palmeira

A construção de uma aliança político-eleitoral entre prefeito de Maceió e o governador de Alagoas terá desdobramentos inesperados, se concretizada.

Rui Palmeira, agora sem partido, corre o risco de se isolar politicamente, perdendo o apoio de aliados históricos na bancada federal, na Assembleia Legislativa de Alagoas e principalmente na Câmara de Vereadores Maceió.

É o caso do presidente da Câmara Municipal, Kelmann Vieira (PSDB), considerado um dos maiores, senão o principal, aliados do prefeito (sem partido) no Legislativo de Maceió.

“Se ele for mesmo apoiar um candidato do MDB (a prefeito) eu não vou acompanhá-lo”, alerta Kelmann.

O vereador antecipa que deverá ter uma conversa com o prefeito nos próximos dias sobre a sucessão municipal: “Ele está indo de encontro a tudo que ele disse sobre o MDB. Se ele for, acredito que muitos outros vereadores também não vão acompanhá-lo nessa decisão”, aponta.

O presidente da Câmara de Maceió avalia permanecer no PSDB e acredita que um grupo de vereadores (não especificou quantos, mas ao que se sabe ele tem um grande influência na Casa) pode acompanhar sua decisão em relação a uma candidatura majoritária: “hoje eu estou entre apoiar o nome do Davi Davino Filho (PP) ou do JHC”, adianta.

A avaliação sobre a decisão do prefeito, que pode formalizar uma aliança com o grupo de Renan Filho nos próximos dias, é que ele estaria cometendo um erro político: “é como diz o deputado Davi Maia (DEM), quem está abandonando o projeto é ele. Então ninguém tem o dever de lealdade de acompanhá-lo”, aponta Kelmann.

Apoio a Gaspar

A aliança entre Rui Palmeira e Renan Filho seria baseada no apoio a Alfredo Gaspar, que deve deixar o Ministério Público Estadual para ser candidato a prefeito, cabendo ao prefeito a indicação do vice, segundo informações de bastidores. O candidato a vice seria um dos mais influentes assessores do prefeito, Tácio Melo, presidente do Podemos em Alagoas.

“O prefeito dizia que se o Gaspar fosse candidato pelo MDB não teria possibilidade de apoiá-lo. Agora o que sabemos é que ele fechou um acordo para apoiar o nome do MDB numa articulação que parecer ser feita para resolver a vida do Tácio, quando ele deveria ter conversado com os vereadores”, aponta Kelmann.

“Não existe isso”

Tácio Melo também foi ouvido pelo blog do Edivaldo Junior e nega que a composição já foi decidida: “o prefeito anunciou a desfiliação do PSDB. Agora ele vai escolher um candidato para apoiar, depois cuidar da chapa de vereadores e por último é que será discutido o nome do vice”, pondera.