Política

Senador Rodrigo Cunha agora quer unir JHC com Davi Filho

Presidente do PSDB em Alagoas assume papel de articulador do pré-candidato do PSB a prefeitura de Maceió

Por Redação com Jornal de Alagoas 28/02/2020 04h04
Senador Rodrigo Cunha agora quer unir JHC com Davi Filho
Foto: Foto: divulgação

 

A preferência do presidente do PSDB de Alagoas, senador Rodrigo Cunha, pela pré-candidatura de JHC (PSB) a prefeito de Maceió levou a rompimento com o prefeito da capital. Na sexta-feira passada (21) Rui Palmeira anunciou a desfiliação do partido e deve fechar aliança com o governador Renan Filho (MDB) para apoiar Alfredo Gaspar de Mendonça (Sem Partido).

Com a desfiliação de Rui do PSDB, Rodrigo Cunha assumiu abertamente as articulações em torno da chapa majoritária que serpa encabeçada pelo deputado federal do PSB.

O senador tucano já vinha conversando com alguns pré-candidatos a prefeito, buscando reforçar o apoio a JCH. Entre eles, Rodrigo Cunha já havia conversado com Ricardo Santa Ritta (Avante) e Ronaldo Lessa (PDT).

Agora Rodrigo Cunha tem procurado o deputado estadual Davi Davino Filho (PP), que aparece como segundo colocado na maioria das pesquisas na corrida eleitoral em Maceió.

Nessa quarta-feira os dois tiveram um encontro nessa quinta-feira, 27, num restaurante especializado em cortes de carnes no bairro da Jatiúca. Conversaram demoradamente, com testemunho de outros deputados estaduais, e ficaram de marcar nova conversa.

Rodrigo Cunha teria dito que quer unir JHC e Davi Filho para fazer frente a aliança de Renan Filho e Rui Palmeira. O objetivo do senador é uma aliança ainda no primeiro turno. Mas se não for possível, segundo informações de bastidores, os dois devem conversar sobre um compromisso para um eventual segundo turno. Isso se Davi e JHC forem candidatos e um dos dois não passarem para o segundo turno em Maceió.

O deputado Davi Filho, que se posiciona como independente, disse a Rodrigo que pretende levar adiante sua candidatura, mas prometeu voltar a conversar com o senador.

Segundo encontro

Em agosto de 2019,o deputado estadual, Davi Davino Filho (PP/AL), se reuniu com o senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL),em Brasília, para tratar sobre o Fórum Legislativo em prol dos moradores do Pinheiro, Mutange e Bebedouro.

"A minha proposição é que o Congresso Nacional possa revisar a Legislação para incluir um sistema de governança de crise para coordenar as ações em áreas de desastres decorrentes da exploração de mineração. Rodrigo, que é ex-colega de parlamento e agora trabalha por Alagoas no senado, recebeu a mim e a Mauricio Lisboa de portas e abertas e se prontificou a se debruçar sobre essa demanda. Esperamos ter novidades em breve. ? Vamos em frente solucionar esse problema que afeta não só os moradores dos três bairros, mas a toda Maceió", disse o parlamentar à época nas redes sociais.