Política

Moro critica extinção da GAECO que combate crimes em Alagoas

Ministro da Justiça destaca atuação dos grupos especiais alagoano em operação contra facção nacional, em 2019

Por Redação com Diário do Poder 14/03/2020 11h11

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, criticou a decisão da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), que aprovou na quarta-feira (11), de extinguir grupos especiais do Ministério Público Estadual (MPAL) que combatiam a corrupção e o crime organizado no estado. Para Moro, a lei e a população não podem ficar desprotegidas, em Alagoas.

Ao lamentar, na quinta (12), a extinção do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), ele disse que espera que a decisão não se concretize. O ministro destacou o papel de destaque do grupo especial do MP de Alagoas na Operação Flash Back, que combateu uma das principais facções criminosas do Brasil, em 27 de novembro de 2019, em parceria com a Secretaria de Operações Integradas do Ministério e Gaecos dos Ministérios Públicos dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Tocantins e Sergipe.

“Leio agora em jornais que foi aprovada lei na Assembléia Legislativa de Alagoas que extingue o GAECO/MPE de AL. Espero, respeitosamente, ter lido errado ou que isso não se concretize. Odeio opinar sobre assuntos internos dos Estados, mas nesse caso peço licença e a compreensão de todos. A lei e a população não podem ficar desprotegidas”, escreveu Moro, em seu perfil do Twitter.