Política

Instituto vai registrar duas pesquisas eleitorais em Maceió


Redação

18/03/2020 16h17

 Essa semana, o jovem consultor político Eugênio Albuquerque  nos concedeu entrevista sobre as eleições 2020. Eugênio tem participado de eleições desde de 2012 e com apenas 31 anos tem caminhado para se consolidar no mercado e já tem a confiança de clientes importantes, seja de partidos, deputados e até senador. Através da Êxito Estratégia e também do Instituto de pesquisa Data Sensus.

Jornal de Alagoas: Você, através do Instituto Data Sensus, tem rodado o estado de Alagoas. Qual o principal problema apontado pelos eleitores? 

Eugênio: Estamos fazendo levantamento desde do início de 2019, visando as eleições de 2020. Questionando as necessidades das pessoas e como elas avaliam os governos: Federal,  estadual e municipal. Os principais problemas que ouvimos são: desemprego, atendimento a saúde e saneamento básico.

Jornal de Alagoas: Como estão sendo avaliados os atuais gestores municipais? 

Eugênio: Isso varia. Depende da realidade de cada município. Mas uma coisa é certa, desde do início desse ano, os gestores, em sua maioria, têm melhorado significativamente a avaliação de suas gestões; o que é importante em ano eleitoral.

Jornal de Alagoas: Como você avalia as chances de reeleição na majoritária para 2020? 

Eugênio: Esse ano, fazemos 20 anos da primeira eleição para prefeito com direito a reeleição. E estudos feitos no Brasil mostram que o ano de 2016, que foi a última eleição municipal, tivemos a menor taxa de reeleição para prefeito. Apenas 48% dos prefeitos conseguindo êxito. Parece que com isso, os atuais gestores, apesar das dificuldades, têm tentado melhorar sua avaliação de gestão, como também articulação no município e até mesmo, em muitos casos, a oposição dividindo votos pode fazer com que o número de prefeitos reeleitos aumentem, pelo menos em Alagoas que estamos analisando.

Jornal de Alagoas: Tenho visto que você tem feito muitas pesquisas, mas quais os produtos da Êxito Estratégia? 

Eugênio: Além das pesquisas, nós trabalhamos com posicionamento do candidato, e produção e execução de toda a comunicação do candidato.  Desde a pré até a campanha eleitoral. Produção de vídeo, produção de identidade visual e escolha da melhor forma que a mensagem e o discurso chegam ao eleitor.

Jornal de Alagoas: sobre o Instituto Data Sensus, vocês farão apenas pesquisa de consumo interno ou pretendem registrar algumas? 

Eugênio: Eu e meu parceiro e sócio Mario estamos planejando registrar durante o período eleitoral pelo menos duas pesquisas na capital, Maceió, e uma na segunda maior cidade do estado, Arapiraca, com divulgação e análise. Estamos dando o nosso melhor e levando em conta todos os acertos que tivemos no ano de 2016 e, principalmente, em 2018 quando previmos, já na pré campanha, a possível vitória do senador Rodrigo Cunha; e, na reta final, a vitória do deputado revelação das urnas Cabo Bebeto. Esses acertos e o trabalho dedicado e sério de toda a equipe me levam a crer que vamos acertar muito em 2020.



Compartilhe