Política

Confira propostas dos senadores de AL contra o coronavírus

Fernando Collor, Renan Calheiros e Rodrigo Cunha apresentaram sugestões para ajudar a minimizar os efeitos da pandemia

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 20/03/2020 10h10
Confira propostas dos senadores de AL contra o coronavírus

Os três senadores de Alagoas – Fernando Collor (PROS), Renan Calheiros (MDB) e Rodrigo Cunha (PSDB) – apresentaram nessa quinta-feira (19) sugestões que podem ajudar a minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus na vida dos alagoanos e dos brasileiros. Dentre elas estão a suspensão dos cortes de água e energia, incentivos para manutenção dos empregos e mudanças na distribuição de remédios para idosos. 

O senador Fernando Collor, por exemplo encaminhou, nessa quinta-feira (19), ofícios aos presidentes da Casal, Clecio Falcão, e da Equatorial, Humberto Soares Filho pedindo a suspensão dos cortes de fornecimento de água e energia aos usuários no Estado.

A justificativa da medida se dá diante da crise sanitária que atinge o Brasil e o mundo com a pandemia do novo coronavírus.

“Com tantas pessoas a permanecer em suas residências, a suspensão dos cortes do fornecimento de energia elétrica e água constitui medida humanitária de grande alcance social. Em momentos de crise, é dever de todos, governo e setor privado, oferecer sua solidariedade para com os brasileiros, especialmente as camadas menos favorecidas da sociedade”, argumenta Collor.

Renan Calheiros defende que o governo federal adote medidas econômicas para o enfrentamento da crise, a exemplo dos Estados Unidos e França, que adotaram, entre outras iniciativas, o corte de juros, incetivos a empresas e até o corte de cobranças de água e gás.

Renan Calheiros que já havia defendido linhas de crédito “para as empresas honrarem os salários”, usou sua conta no Twitter, também nessa quinta-feira, para defender um aumento de gastos da União no combate aos efeitos do coronavírus.

“Contra a recessão, EUA gasta 6% do PIB. Façamos igual, apesar da qualidade dos chefes de poder. O Executivo minimizou o vírus e incendeia a relação com a China. O Legislativo queria sequestrar R$ 20 bi do orçamento. Despreparados para rotinas e para crises.”, diz o senador.

Já Rodrigo Cunha anunciou que enviou ao governo federal e as empresas uma série de sugestões de ações que podem ajudar na superar essa crise.

“Aos planos de saúde, que trabalhem em conjunto com o SUS para ampliar nossa rede de atendimento. Ao governo propusemos que idosos e pacientes com doenças crônicas possam retirar nas farmácias populares medicamentos que durem por mais tempo, evitando exposição desnecessária”, disse o senador nas suas redes sociais.