Política

Veja análise de quais partidos podem eleger vereadores em Maceió

Nos últimos dias do prazo de filiação, as articulações se intensificam

Por Blog do Edvaldo Júnior 03/04/2020 19h07
Veja análise de quais partidos podem eleger vereadores em Maceió
Reprodução

Faltando pouco mais de um dia para encerrar o prazo de filiação para quem vai disputar as eleições deste ano, as articulações se intensificam por todo o país, mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus. Em Maceió, ainda tem partido, tentando fechar suas chapas de vereador.

Segundo o Blog do Edivaldo Júnior, o que se avalia é que serão formadas de 8 a 11 chapas proporcionais viáveis – a depender das articulações de última hora. Os palpites variam, mas a maioria converge para prognósticos próximos sobre o potencial de cada partido.

Um conhecido analista da nova geração política de Alagoas, conhecido nos bastidores por acertos em projeções eleitorais – cravou com quase meio ano de antecipação mais de 90% da composição da Assembleia Legislativa do Estado nas eleições de 2018 – fez uma avaliação para o Blog, das chapas que estão sendo montadas em Maceió.

“Vai ter muita surpresa. Tem gente dizendo que o MDB fará de 8 a 9, mas na situação atual faz de 5 a 6. O Podemos tem chances de 3 e o PP, se conseguir levar mais algum vereador de mandato, fará 4”, disse.

O prognóstico foi feito com base em critérios como estimativa de voto individual e voto de legenda de cada partido, a partir das chapas que estão sendo montadas.

Veja o que avalia o analista, tomando como base um quociente eleitoral esperado de cerca de 15 mil votos:

– MDB: “A projeção é chegar no cenário de hoje, com as filiações anunciadas é de chegar a 92 mil votos, já somadas as legendas. Com isso, chegaria a 6 vagas”, aponta.

– PP: “Se confirmada mais uma filiação de vereador pode chegar a 56 mil votos. Faria 3, com possibilidade de fazer 4”.

– Podemos: “No cenário atual, já com as filiações de vereadores de mandato e legenda, chegaria a 48 mil votos. Com isso faria 3 vagas”.

– PSB: “Com a filiação confirmada de um vereador de mandato, podendo filiar o segundo, tudo indica que o partido, já somado a legenda, terá cerca de 28 mil votos, que seria suficiente para fazer 2 vagas”.

– PV: “A chapa montada por Sílvio Camelo também deve ter entre 25 mil e 28 mil votos”, pode eleger até 2 vagas.

– PSC: “A chapa montada por Marcelo Palmeira está na mesma situação do PV, podendo ter um pouco mais de votos e também pode fazer 2 vagas”.

– PSD: “Apesar dos esforços do deputado federal Marx Beltrão o partido terá desempenho parecido com PSB e PV e deve eleger 2 vereadores”.

Partidos que segundo o analista podem fazer um vereador em Maceió, a depender da confirmação das composições: “Na situação de hoje, o PSDB, o DEM e o PDT estão na briga para fazer uma vaga. O PRTB se confirmar a filiação de uma vereadora de mandato faz uma vaga. O DEM vive situação parecida, mas neste momento nm faria nenhuma vaga”.

Os demais partidos que vão disputar a eleição na capital, conseguiriam formar chapas, mas dificilmente teriam votos para disputar vagas: “Fora estes partidos será uma surpresa ver um vereador pro outra legenda na capital”, concluiu.