Política

Brasileiros aprovam adiamento das eleições, diz pesquisa

Presidente do TSE e ministro do STF, Luís Barroso avalia que o ideal seria realizar as eleições em novembro ou dezembro

Por Blog do Edvaldo Júnior 05/05/2020 09h09
Brasileiros aprovam adiamento das eleições, diz pesquisa
Reprodução

O presidente eleito do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso voltou a repetir que as datas das eleições municipais deste ano podem ser alteradas em função da pandemia do novo coronavírus.

Barroso avalia que se for necessário mudar a data constitucional (primeiro domingo de outubro), o ideal seria realizar as eleições em novembro ou dezembro deste ano, para evitar a prorrogação de mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

A decisão sobre o adiamento ou não das eleições será tomada, segundo o ministro do STF, em junho.

A maioria dos brasileiros, segundo levantamento do Paraná Pesquisas, concorda com a tese de Barroso.

Em pesquisa realizada entre os dias 25 e 27 de abril passado, o Paraná perguntou aos entrevistados se “o Sr(a) é a favor ou contra o adiamento das eleições municipais que ocorrerão em outubro para dezembro deste ano, por causa da crise do coronavírus?”.

O resultado, segundo o Paraná foi o seguinte: a favor 55,6%, contra 37,8% e não sabe ou não opinou 6,6%.

A pesquisa

O universo desta pesquisa abrange a população brasileira. Foi utilizada uma amostra de 2.364 habitantes. O levantamento de dados foi feito através de questionários online com habitantes com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 205 municípios brasileiros entre os dias 25 a 27 de abril de 2020, com grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais.