Política

Em Maceió, isolamento social chega a quase 60%

Se o alagoano continuar mantendo os atuais níveis de distanciamento, a possibilidade de bloqueio total está descartada

Por Blog do Edivaldo Júnior 26/05/2020 10h10
Em Maceió, isolamento social chega a quase 60%
Centro de Maceió - Foto: Agência Alagoas

Alagoas, mantendo as mesmas regras de distanciamento social, conseguiu, no último domingo (24), resultados melhores que São Paulo, que apostou no megaferiado que começou na quarta-feira (20) e terminou nessa segunda-feira (25).

O percentual de isolamento social no estado de São Paulo foi de 55% no domingo (24), informou o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo estadual. Em Alagoas o Índice de Isolamento Social (IIS) da In Loco, ficou, no mesmo dia em 56,2%, o quinto maior do país.

No domingo, o IIS de Maceió ficou em 59,6%, também superior ao Índice de Isolamento Social da capital paulista, onde a prefeitura antecipou dois feriados municipais (quarta e quinta), decretou ponto facultativo (sexta), emendando com o final de semana e um feriado estadual antecipado para essa segunda-feira (25).

Os dados de Isolamento Social são da InLoco, detalhados em relatório interno do governo de Alagoas, elaborado pela Sedetur-AL.

Sem lockdown

Com os números do isolamento social em alta no Estado, o governo de Alagoas praticamente descartou a possibilidade de bloqueio total. O próximo decreto de situação de emergência, que sai até o dia 31 deste mês, valendo por mais 10 ou 15 dias, será igual ao atual, com possibilidade de flexibilização para o funcionamento de alguns setores.

Se o alagoano continuar mantendo os atuais níveis de isolamento social, a possibilidade de bloqueio total está descartada.

“O estado tem estudado todas as possibilidades. Nós estamos fazendo isolamento social que, nos últimos dias, tem ficado sempre entre os 10 estados com maior percentual de isolamento do país. Entretanto, as medidas mais duras tomadas em algumas regiões do país não têm demonstrado, na prática, ou tem sido aferido tecnicamente a elevação do isolamento social. Algumas medidas extremas foram tomadas, por exemplo, no estado de São Paulo, que decretou o feriadão, mas as medições do final de semana colocaram apenas 1% acima dos períodos anteriores, o que significa dizer que nem sempre são essas medidas que aumentam o isolamento social. O Brasil precisa muito que as pessoas colaborem nesse momento”, explicou o governador Renan Filho, em entrevista à CNN Brasil, nessa segunda-feira (25).

Achatando

Apesar do maior crescimento em números absolutos de casos confirmados da Covid-19, a curva epidemiológica dá sinais de está começando a achatar em Alagoas. Em abril, o crescimento diário ficou na média de 20%. Em maio, essa média está abaixo de 10%. Nessa segunda, o Estado fechou com 6.682 casos confirmados, 672 casos suspeitos (menor número dos últimos dias), 3.653 recuperados 337 óbitos.