Política

Lira prega aliança com Bolsonaro e ajuste dos poderes

Arthur Lira (PP-AL) reforçou o discurso de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e defendeu o posicionamento do Centrão

Por Blog do Edivaldo Júnior 27/05/2020 11h11
Lira prega aliança com Bolsonaro e ajuste dos poderes
Deputado Federal, Arthur Lira - Foto: Reprodução

Considerado hoje o mais importante aliado do governo Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, o líder do maior bloco partidário da Casa, Arthur Lira (PP-AL), reforçou o discurso de Rodrigo Maia (DEM-RJ) em defesa da harmonização dos poderes e da democracia.

Lira disse, durante discurso, que o Centrão sempre deu a governos “equilíbrio e sustentáculo” para aprovações de propostas necessárias no Congresso.

Há cerca de dois meses, Bolsonaro vem se aproximando do Centrão, redistribuindo cargos em presidência de estatais para indicados políticos de partidos como PP, PL, PSD e Republicanos.

“Os partidos do centro, ou do Centrão, como queiram, que nós fazemos parte, sempre deram a qualquer governo, com muito equilíbrio, o sustentáculo às aprovações necessárias, tanto para matérias econômicas, como para matérias sociais”, disse Arthur Lira, em plenário.

No Twitter, do deputado alagoano publicou parte de seu discurso em que elogia o pronunciamento do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

“O momento exige que todas as autoridades busquem a harmonia entre os poderes e que possamos despolitizar essa crise, acalmar os ânimos e lutar para que todos, Executivo, Judiciário e o Legislativo, saibam seus limites.”, publicou.

“É de reconhecer que as alianças são necessárias quando são feitas de boa fé, quando feitas com o ímpeto de continuar na harmonização da casa neste plenário, deste Poder. E, presidente Rodrigo Maia, é preciso sim que nós, todos juntos, líderes da oposição, de centro, da direita, que coloquemos em prática o que o Brasil precisa, que é realmente despolitizar essa crise, acalmar os ânimos, pedir e lutar para que todos os partidos imbuídos neste princípio saibam os seus limites, tanto no Executivo, como no Judiciário e principalmente no Legislativo”, afirmou Arthur em seu discurso.

Momento grave

Mais cedo, Maia pediu, no plenário da Câmara, a pacificação entre os Poderes, na primeira sessão plenária da Casa pós-divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril.

“Vivemos hoje, permitam-me repetir mais uma vez, um momento muito grave da nossa história. A voz desta Casa de Leis, que presido, deve traduzir a voz da maioria do povo brasileiro, que nos ordena para juntar os cacos das nossas convergências, para, unidos, vencermos o grande desafio. E o nosso grande desafio é derrotar o coronavírus, vencer a gravíssima crise social e econômica que está a nossa frente, preservando a nossa democracia. Repito: preservando a nossa democracia”, afirmou.

Maia também defendeu sobre respeito às instituições, afirmando que é necessário preservar a harmonia entre os poderes e a democracia, respeitando decisões do Judiciário e mantendo diálogo construtivo com a imprensa, mesmo sob críticas.

“Preservar a harmonia e independência entre os poderes significa compreender um pilar fundamental da democracia. As senhoras e senhores ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sabem que este parlamento respeita e cumpre as decisões judiciais, mesmo quando delas discorda. É isso o que determina a Carta Constitucional e todos juramos respeitá-la. Importante frisar ainda que temos mantido com a imprensa uma relação constante e construtiva, recebendo as críticas e as análises com humildade. Porque todos sabemos do importantíssimo papel da imprensa livre e dos profissionais de imprensa na consolidação da democracia”, disse Maia em seu discurso.