Política

Apuração do STF sobre Fake News divide opiniões e senador sai em defesa

O senador Renan Calheiros, que já foi alvo, por diversas vezes de fake news, defendeu o STF

Por Blog do Edivaldo Júnior 29/05/2020 12h12
Apuração do STF sobre Fake News divide opiniões e senador sai em defesa
Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Reprodução

O Brasil foi governado durante treze anos e meio pelo PT. Dilma caiu em 2016. Lula foi presidente até 2010. Uma década depois o reflexo do seu governo é lembrado em histórias que povoam as redes sociais regularmente.

Mesmo depois de preso, Lula continuou sendo atacado. O que se questiona, é porque não atacam com o mesmo vigor Eduardo Cunha, Sérgio Cabral e outros personagens políticos ou empresários, que confessaram seus crimes ou foram pegos com o dinheiro na cueca, sejam ou não do PT?

Espalha-se o medo de que o Brasil será dominado pelo comunismo. "Esquerdopatas" estariam prontos para transformar o país numa Venezuela. Gente que cultua a ditadura prega a liberdade. Milhares morrem de Covid-19 e espalham que a doença não passa de uma “gripezinha” que pode ser curada com limão e alho. 

Essas e outras fake news (notícias falsas) não são espalhadas ao acaso. Fazem parte de uma estratégia de poder. Político e econômico. Bem utilizadas nas redes sociais, com disparos em massa, as fake news atingem políticos, juízes e aparentemente a muitos que se contrapõem a Jair Bolsonaro.

Ex-bolsonaristas como Joice Hasselmann ou ex-ministros a exemplo de Sérgio Moro, foram alvo da estratégia.

As “armas” agora parecem mirar os ministros do STF e a investigação que apura as fake news. Onde o inquérito aponta para um desfecho esperado: o envolvimento de empresários e políticos ligados ao presidente Jair Bolsonaro.

O presidente, mais uma vez em tom de ameaça, mandou recados para o STF. “Não teremos outro dia como ontem, chega”, disse, na saída do Palácio da Alvorada, em declaração transmitida pela rede CNN Brasil, numa referência as ações de busca e apreensão que teve como alvos envolvidos nas fake news. Todos ligados ao seu grupo.

Mas Bolsonaro não se limitou a ameaças. Ele revelou qual o seu maior temor: “Querem tirar a mídia que eu tenho a meu favor sob o argumento mentiroso de fake news.”

O senador Renan Calheiros, que já foi alvo, por diversas vezes de fake news, saiu em defesa da apuração conduzida pelo STF. Num esforço pouco comum entre os políticos, Renan conseguiu localizar e “derrubar” mais de 20 mil perfis falsos que o atacavam.

"A apuração do STF sobre #FakeNews deve ser apoiada por todos. Pessoalmente, fui alvo dessa milícia. Localizei e denunciei quase 20 mil perfis falsos que me atacavam. Havia entre eles até contas ligadas ao procurador @deltanmd, que usou as redes para tentar interferir nas eleições", disse o senador em suas redes.