Política
Governador e prefeito aparecem empatados em pesquisa
Levantamento do Instituto Paraná mostra avaliação do alagoano sobre a gestão de Rui Palmeira e de Renan Filho
Vou logo avisando: o empate é técnico e a pesquisa não é eleitoral. Os números revelados pela coluna de Cláudio Humberto neste domingo, 12, serão conhecidos com mais detalhes a partir da divulgação da pesquisa do Instituto Paraná, divulgada a conta-gotas.
O levantamento é o mesmo em que o ex-presidente Lula (http://wp.me/p6TEFy-3Pk) aparece com 39% das intenções de votos dos alagoanos.
O levantamento do Paraná Pesquisa, encomendado pelo portal Diário do Poder, mostra que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), tem 65,1% de aprovação, enquanto o governador Renan Filho (PMDB) aparece 62,9% de aprovação.
Segundo os números antecipados pelo colunista, Rui tem 42,7% ótimo e bom e Renan Filho 40,8%. No item ruim e péssimo, Rui e Renan tem 18,7% e 19,2%, respectivamente.
Os dados da pesquisa ainda não estão ainda suficientemente claros. Alguns detalhes são específicos de Maceió. Veja: “Indagados sobre se escolheriam morar em outra cidade ou continuar em Maceió, 75% dos entrevistados escolhem a capital alagoana”.
O levantamento, no entanto, teria sido realizado na capital e em mais 45 cidades. O Paraná Pesquisa entrevistou 1.500 alagoanos em 46 municípios do Estado. A margem de erro é de 2,5% e a confiabilidade de 95%.
Comparando
A pesquisa do Instituto Paraná terá, claro, “leituras” diferentes e pode estimular uma eventual candidatura de Rui Palmeira ao governo de Alagoas. Atualmente, o prefeito de Maceió é considerado o adversário mais forte do governador Renan Filho e não sabe se vai ou não entrar na disputa. A decisão só será anunciada no próximo ano.
Se for candidato a governador, uma das estratégias que será usada pelo Palácio dos Palmares no “enfrentamento” passa pela realização de obras na capital. A equipe do governador Renan Filho vai fazer a comparação entre as obras realizadas pelo estado e pela prefeitura: “atualmente o Rui Palmeira não tem nenhuma ação importante na cidade, enquanto o governador Renan Filho tem muito o que mostrar”, avalia um importante peemedebista.
Áreas mais críticas
De acordo com o levantamento, a menor nota da gestão de Renan Filho é a transparência nos gastos públicos (3,8), seguida da saúde e assistência médica, com nota 4,4. Segurança Pública teve nota 4,5 e assistência social nota 4,6. A área de educação tem a melhor avaliação, com nota 5,3.