Entretenimento

Teatro do Oprimido fará apresentação nesta sexta (18) no Teatro Jofre Soares

Apresentação do espetáculo “A Novidade Aparecida” começa às 15h, com atores do Caps Casa Verde

Por Agência Alagoas 17/08/2017 13h01
Teatro do Oprimido fará apresentação nesta sexta (18) no Teatro Jofre Soares

O projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental vai realizar, nesta sexta-feira (18), a apresentação da peça “A Novidade Aparecida”. A performance vai acontecer às 15h, no Teatro Jofre Soares, localizado na Rua Barão de Alagoas, no Centro de Maceió. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.
 
O espetáculo, cujos atores são usuários do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Casa Verde, apresenta histórias reais dos portadores de transtornos mentais. Por meio dessa ação, aplica-se uma metodologia de apoio aos pacientes, que vai desde a utilização de jogos, até os exercícios e técnicas referentes à arte cênica.
 
O enredo
 
“A Novidade Aparecida” conta a história da usuária do Caps Casa Verde, Maria Aparecida dos Santos, de 38 anos. Ela desenvolveu um quadro de depressão pós-parto aos 16 anos de idade, devido à pressão sofrida pelos irmãos e por ter sido abandonada pelo pai da criança.
 
“Há três anos comecei a participar das aulas de teatro e passei a aceitar o meu problema. Antes, eu dava entrada no Hospital Escola Portugal Ramalho pelo menos duas vezes ao ano. Agora, estou bem diferente e me sinto aliviada, valorizada. Tenho muito orgulho do trabalho que faço aqui no Caps”, conta Maria Aparecida, que também é atriz da peça.
 
De acordo com a representante da área técnica de reabilitação psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Claudete Lins, a peça “A Novidade Aparecida” é uma realização do Projeto de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Teatro do Oprimido. A ação tem o apoio da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e do Laboratório Alagoano de Teatro do Oprimido (Lato).
 
“É uma iniciativa importante e as histórias são tratadas com muito cuidado e abordam temas como gravidez na adolescência, manicomialidade e saúde mental. A participação auxilia na visibilidade dessas pessoas e na integração social”, destacou Claudete Lins, ao ressaltar que a iniciativa conta ainda com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15).
 
 Serviço:
 
O que: Espetáculo “A Novidade Aparecida”
Onde: Teatro Jofre Soares – Sesc Centro
Quando: Sexta-feira (18)
Horário: 15h
Entrada: 1kg de alimento não perecível