Entretenimento

Museu da Imagem e do Som recebe exposição fotográfica Culto

Por Agência Alagoas 29/11/2017 13h01
Museu da Imagem e do Som recebe exposição fotográfica Culto

A exposição “Culto”, da fotógrafa Mik Moreira, carrega a beleza dos artigos religiosos afro-brasileiros, capturando-os de maneira singela. A mostra é mais uma selecionada pelo último edital de exposições temporárias lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
 
“As fotografias têm o intuito de familiarizar os artigos religiosos afro-brasileiros, desmistificando certas ideias negativas marcadas pelo preconceito. A exposição retrata as cores e as particularidades dessas manifestações religiosas, mas também se mostra como uma forma de resistência”, explica a fotógrafa.
 
São nove fotografias, que capturam os artigos religiosos vendidos no bairro da Levada, em Maceió. Os registros mostram imagens em gesso, colares, pó para ritual, etc. As fotos foram pensadas de modo que as imagens manifestassem a beleza, a fé, a luz dessas religiões. Sempre bem saturadas, as imagens traduzem a energia de um povo.
 
Os registros foram realizados com o intuito de livrar essas manifestações religiosas das percepções negativas ou de qualquer juízo discriminatório. “Em tempos de perseguição religiosa e discursos fascistas, é essencial reafirmar os elementos que compõem a crença de grande parte da população brasileira”.
 
A exposição tem data de abertura no dia 04 de dezembro, a partir das 19h, no Museu da Imagem do Som de Alagoas (Misa), e segue aberta para visitação até o dia 29 de dezembro. O Misa está localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, no bairro do Jaraguá, e fica aberto ao público nas terças e sextas-feiras, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. A entrada é franca. Mais informações: (82) 3315-7882.