Entretenimento

Último Concerto para a Primavera acontece em Murici, nessa sexta-feira (01)

Por IMA/AL 30/11/2017 13h01
Último Concerto para a Primavera acontece em Murici, nessa sexta-feira (01)

O Projeto Concertos Para a Primavera, uma parceria do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) com a Orquestra Filarmônica de Alagoas, encerra suas apresentações nesta sexta-feira (01), em Murici, durante abertura da já tradicional Festa da Natureza, promovida pela prefeitura do município.

O projeto é uma proposta do IMA/AL para incentivar a música como expressão artística em Alagoas, tornando acessível a música clássica para a população, além de chamar atenção para a importância das árvores para a qualidade de vida da população.

A última apresentação em Murici é a quarta dessa temporada, sendo uma das atrações da abertura da 13ª edição da Festa da Natureza. Os concertos já passaram por Maceió, no dia 05 de novembro no teatro Gustavo Leite, em Penedo, no dia 08 de novembro no teatro Sete de Setembro, e no dia 22 de novembro em Piranhas numa apresentação em praça pública.

O concerto final acontece no palco cultural, localizado na praça Padre Cícero, às 19 horas.

Concertos didáticos

As apresentações dos municípios localizados no interior são precedidas pelos chamados concertos didáticos. Alunos da rede pública de ensino serão reunidos para que os músicos apresentem especialmente os instrumentos que compõem a orquestra, o som que cada um faz e música que nasce da junção de todos.

Como a maioria dos instrumentos é produzida tendo a madeira como matéria prima, além dos arcos utilizados para os instrumentos de corda, a equipe do setor de educação ambiental do IMA/AL também vai aproveitar a oportunidade para sensibilizar os estudantes para a  importância das árvores para manutenção de toda a biodiversidade.

Dessa forma, junto com o projeto Alagoas Mais Verde, haverá ainda o plantio simbólico de árvores com a participação dos músicos e dos estudantes.

Filarmônica

A Orquestra Filarmônica de Alagoas é formada por 45 músicos profissionais reunidos, independentes, em uma iniciativa ousada e grandiosa. Além do maestro, o grupo é formado por: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpa, madeiras (sopro), metais (sopro) e percussão.