Entretenimento

Festa das Águas celebra Iemanjá nesta sexta-feira

Por Prefeitura de Maceió 08/12/2017 10h10
Festa das Águas celebra Iemanjá nesta sexta-feira

A Festa das Águas, iniciativa tradicionalmente apoiada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), acontece nesta sexta-feira (8), e conta com uma extensa programação que tomará conta da orla da cidade. O evento é realizado em parceria com o Governo do Estado.

Às 15h, acontecerá a concentração dos grupos de cultura afro-brasileira em frente à antiga sede do Clube de Regatas Brasil (CRB), na Pajuçara. Logo após, os grupos participação de um cortejo em direção à Praça Multieventos, onde também acontece, no mesmo horário, o grande xirê: uma roda religiosa. As atrações culturais foram selecionados por meio de um edital lançado pela Fmac.

Para o coordenador de Políticas Culturais da Fundação, Amaurício de Jesus, a democratização dos recursos destinados à cultura expande as possibilidades dos grupos envolvidos na produção cultural em Maceió. “A forma de seleção transparente, aberta, vem através dos editais”, disse.

O dia 08 de dezembro é tradicionalmente marcado pelas celebrações de Iemanjá na orla de Pajuçara. O clima de festa, com muito batuque e muita dança, sempre leva multidões de azul e branco à praia, entre fiéis das religiões afro-brasileiras, simpatizantes e turistas.

Confira abaixo os grupos que participarão do evento:

Taieiras Alagoanas;

Afro Dendê;

Maracatu Raízes da Tradição;

Banda Afro Zumbi;

Afoxé Ofá Omin;

Coletivo Maracatod@s;

Afoxé Obá Agodô;

Cia. de Teatro e Dança Afro Ale Orum;

Thembá;

Baiana Ganga Zumba;

Afojubá;

Afro Afoxé